A Rússia continua investindo no caça MiG-35 para equipar a Força Aérea Sul-Americana

Após sua apresentação no Rio de Janeiro como parte da feira LAAD 2025, a agência estatal russa Rosoboronexport continua investindo no caça MiG-35 para equipar a Força Aérea Sul-Americana. Isso fica evidente no portfólio de aeronaves e sistemas militares que a agência, parte da Rostec Corporation, está apresentando oficialmente na SITDEF 2025, feira internacional que acontece de 24 a 27 de abril em Lima, Peru.

Atualmente, o MiG-35 é a variante mais moderna da família de caças MiG-29, com foco principal na exportação para terceiros países. Faz parte da proposta de aeronaves de combate que a Rússia está oferecendo à Força Aérea Sul-Americana, que inclui também o Sukhoi Su-35 e o avião de transporte Il-76MD-90A(E), este último em uma versão especialmente projetada para evacuação aeromédica.

Apesar dos esforços e da promoção internacional, o MiG-35 parece ter sido relegado à consideração de muitas Forças Aéreas regionais e internacionais. No primeiro caso, diversas forças estão optando por modelos de origem ocidental, como o F-16 e o ​​Gripen, para citar apenas alguns exemplos; Já no segundo, países com laços estreitos com a Rússia, como Irã e Argélia, optaram pelo Su-35S para fortalecer suas alas de combate.

Voltando à apresentação do estande da Rosoboronexport, localizado no pavilhão Inka, este não se limitará ao segmento de aviação de combate e transporte militar; equipamentos e plataformas para os exércitos e marinhas da região também serão exibidos.

Isso se reflete nas propostas para os tanques T-90MS “Proryv”, os novos sistemas de artilharia de canhão e foguete de 120 mm 2S40 “Floks” e o 9K515 “Tornado-S”, juntamente com o sistema de mísseis antitanque “Kornet-EM”, equipado com o novo míssil “Bulat”.

Em termos de forças navais, a Rússia também oferecerá “…o navio patrulha do Projeto 22160, o navio de mísseis do Projeto 22800E ‘Karakurt-E’, que pode ser equipado com o moderno sistema ‘Pantsir-ME’, bem como os barcos rápidos para fins especiais BK-16E e BK-10.”

A agência estatal russa destacou a parceria histórica com as Forças Armadas Peruanas, que resultou em diversas iniciativas. Nas palavras de Alexandr Mikheev, Diretor Geral da Rosoboronexport, ele declarou: “O Peru é um parceiro confiável e de longa data da Rosoboronexport na América Latina. Aeronaves, helicópteros, veículos blindados, sistemas antitanque e de defesa aérea de fabricação russa são implantados com sucesso neste país. No âmbito do SITDEF PERU 2025, esperamos fortalecer os laços entre nossos países, discutir projetos conjuntos atuais e futuros e apresentar os modernos sistemas de armas russos, bem como equipamentos e tecnologia para gestão de desastres naturais.”

Mencionando o novo centro de manutenção de helicópteros localizado no Peru, ele acrescentou: “Um dos principais tópicos de discussão será a certificação e o lançamento de um centro de manutenção e reparos para helicópteros da marca Mi no Peru. Esta instalação, construída sob contrato com a Rosoboronexport, será inaugurada em breve e poderá garantir a aeronavegabilidade dos helicópteros russos em todos os países latino-americanos que operam este tipo de aeronave.”

Você pode estar interessado em: Os Eurofighters britânicos interceptaram caças russos e aeronaves de inteligência de sinais no Mar Báltico

La entrada A Rússia continua investindo no caça MiG-35 para equipar a Força Aérea Sul-Americana aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.