Enel é multada por destruição de árvores em Niterói

A Enel foi multada em R$ 225 mil pela Prefeitura de Niterói após uma poda considerada irregular em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras, no Bairro de Fátima, no dia 22 de fevereiro. A confirmação da multa foi divulgada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, nesta sexta-feira (25). 

A ação da concessionária de energia elétrica foi alvo de denúncia feita pela Comissão do Ambiente e Direitos dos Animais da Câmara de Vereadores de Niterói, cujos integrantes foram ao local, elaboraram um relatório sobre a intervenção nas árvores e encaminharam o caso para a Prefeitura. 

Leia também

  • As podas foram realizadas em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras

    Slackline em Niterói: competição e aulas gratuitas neste sábado (26)

  • As podas foram realizadas em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras

    Vídeo: atleta de Niterói revela profecia antes de emocionar o mundo

  • As podas foram realizadas em 18 árvores na Rua Desembargador Athayde Parreiras

    Árvore cai em cima de carro na Zona Sul de Niterói

“Agradeço à Prefeitura por ter entendido o que está em jogo aqui. Esse valor da multa envia uma mensagem clara de que a destruição de árvores tem consequências O que a Enel chamou de poda, nós chamamos de assassinato de árvores. Isso é mais que uma simples falha, é uma agressão ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”, argumentou o vereador Daniel Marques. 

O que diz a Enel

Procurada, a Enel informou que ainda não foi notificada pela Prefeitura de Niterói sobre a multa mas que as podas no local foram realizadas em conjunto com o município. Segue a nota na íntegra. 

“A distribuidora reitera que cumpre com toda a legislação aplicável à sua atividade e mantém um acordo operacional com a administração municipal e o Ministério Público Estadual para otimizar o serviço de poda na cidade e reduzir os impactos da vegetação na rede aérea de energia. 

A concessionária reforça que observa diversos cuidados, como normas técnicas estabelecidas pela ABNT 16246-1 e manuais de poda, além da legislação municipal.

A empresa faz a chamada ‘poda de adequação’, que consiste em remover os galhos, sem comprometer a saúde da árvore. O trabalho é autorizado previamente pela autoridade municipal, que é a responsável pela gestão da arborização urbana. Além das podas solicitadas pelos municípios, a Enel faz o seu próprio mapeamento identificando as árvores que necessitam de afastamento preventivo da rede.

Vale ressaltar que as podas são fundamentais para reduzir o impacto da vegetação no fornecimento de energia e reforçar a resiliência do sistema diante dos crescentes desafios climáticos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.