Amapá apresenta redução de 26,6% no número de roubos de celulares entre 2022 e 2023


Nacionalmente, o estado chamou a atenção devido à grande porcentagem de roubos e furtos dos aparelhos eletrônicos. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Anuário de Segurança Pública. Roubos de celulares apresentam queda entre 2022 e 2023 no Amapá
Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Amapá registrou queda de 26,6% no número de roubos de celulares no comparativo entre 2022 e 2023. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgados nesta sexta-feira (25).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Em 2022 foram registrados 746,4 casos a cada 100 mil habitantes no estado. Já em 2023, o número reduziu para 548,1.
Houve uma queda de 5,1% em relação à quantidade de furtos registrados, com 437,3 a cada 100 mil habitantes em 2022, reduzindo para 415,1 em 2023.
No ranking das 50 cidades brasileiras com maior taxa de roubo e furto de celulares, Macapá aparece na 7ª posição – foram 1.425 registros a cada 100 mil habitantes. O município de Santana ocupa a 26ª posição, com taxa de 1.044 ocorrências a cada 100 mil habitantes.
O anuário também aponta que os roubos e furtos dos aparelhos, são uma porta de entrada para o crime organizado no mundo virtual. Amazonas e a capital Manaus lideram os rankings com as maiores taxas.
Programa ‘Celular Seguro’
Celular Seguro
Darlan Helder/g1
Uma nova etapa do programa, desenvolvido pelo governo federal, tem o objetivo de ampliar a recuperação dos aparelhos subtraídos e enfraquecer o comércio ilegal que promove a venda.
Com o programa, mensagens automáticas vão ser enviadas através de WhatsApp para os celulares cadastrados como roubados, furtados ou perdidos e com o chip trocado posteriormente.
“O foco está em quem lucra com o crime, não no cidadão comum que comprou sem saber. O objetivo é restituir o aparelho à vítima e coibir o mercado criminoso que financia outras atividades ilegais”, disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Como funciona?
Após adquirir o celular, por revenda ou outros meios, que está cadastrado como roubado, furtado ou perdido no sistema. Uma mensagem de alerta será enviada pelos números verificados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) pelos números: (61) 2025-3000 ou (61) 2025-3003.
A pessoa que está com o celular que foi subtraído sem a ciência da origem do aparelho, deve acessar o site www.gov.br/celularseguro.
Após esse processo, o cidadão deve comparecer à delegacia com a nota fiscal, o documento que prove que é o dono do celular. Casa não haja comprovação, o aparelho será recolhido.
Medidas de segurança
A orientação é que antes de comprar o celular, a situação do aparelho seja obrigatoriamente averiguada, podendo ser feita de forma gratuita no aplicativo Celular Seguro, na opção “Celulares com Restrição”.
A consulta também pode ser feita pelo site https://celularseguro.mj.gov.br ou pelo site da Anatel www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao. Para evitar que o comprador sem saber, acabe se tornando parte da cadeia criminosa.
Outras dicas para os cidadãos recomendadas pelo governo federal antes de adquirir um aparelho celular, são:
Evite comprar celulares em locais sem nota fiscal ou garantia;
Prefira lojas ou vendedores com reputação reconhecida;
Guarde sempre a nota fiscal do aparelho: ela é a prova de propriedade;
Cadastre o celular no Modo Recuperação assim que notar roubo ou furto.
Celular Seguro: nova fase para combater roubos e furtos
🔔Tem uma sugestão de pauta? Fale com o g1 Amapá no WhatsApp
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.