Aena monitora ameaças com Service IT

A Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, contratou a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, para reforçar a cibersegurança de suas operações com um Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês) .

O objetivo principal era ampliar a defesa do ambiente aeroportuário, aprimorar o monitoramento de ameaças em toda a rede e agilizar as respostas a incidentes. 

“Em virtude da crescente expansão da empresa nos últimos anos, nossa exposição a riscos aumentou significativamente. É fundamental ter uma compreensão integral das ameaças à nossa infraestrutura de TI”, destaca Alexander Victor Silva, coordenador de governança e cibersegurança da Aena. 

Além do monitoramento 24/7 de 761 mil fontes de trocas de informação, isso foi feito com o auxílio de um sistema de Gerenciamento de Eventos e Informação de Segurança (SIEM, na sigla em inglês).

A fase de implantação durou dez meses e resultou na integração de aproximadamente mil estações de trabalho e cerca de 300 servidores, processando em torno de 10 mil mensagens por segundo.

“O ambiente crítico exigiu um trabalho de máxima qualidade para a criação de uma verdadeira inteligência de ameaças. Criamos sistemas de buscas para identificar possíveis trocas de mensagens com intuito de invadir o sistema de um aeroporto, além de encontrar páginas inapropriadas”, detalha Leonardo Lemes, sócio-diretor da Service Security, da Service IT.

Com a nova estrutura de segurança, a Aena estabeleceu uma visão centralizada da sua cibersegurança, considerada essencial pela companhia para correlacionar eventos e detectar ameaças em tempo real. 

“O projeto aumentou nosso nível de maturidade, com destaque para o nosso roadmap de segurança de forma inteligente, o que é fundamental para o desenvolvimento da nossa área”, avalia Lucas Picão Pereira, gerente de infraestrutura, operações e cibersegurança TIC da Aena.

Agora, com o projeto em plena operação, as companhias já discutem a próxima fase da jornada de segurança: a implementação do Security Orchestration, Automation and Response (SOAR), uma expansão do SIEM. 

A solução deverá permitir respostas automatizadas a incidentes, reduzindo o tempo de reação e aumentando a eficiência do trabalho da equipe de segurança. 

No Brasil desde 2020, a Aena possui a maior rede de aeroportos concedidos do país. A empresa administra 17 terminais em nove estados, responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Entre eles, estão os aeroportos de Congonhas, Recife e Maceió.

A companhia faz parte da espanhola Aena, maior operadora aeroportuária do mundo em números de passageiros, responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos. Também detém 51% do Londres-Luton e atua no México (12 terminais) e Jamaica (2).

Integradora de soluções e serviços de TI desde 1995, a Service IT é especializada em outsourcing, cibersegurança, cloud e consultoria. A empresa está presente no Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos, atendendo toda a América Latina.

Com mais de 12 mil ativos monitorados, a companhia conta com 700 colaboradores e 400 clientes ativos. Entre eles, estão nomes como Leroy Merlin, Lojas Marabraz e Correios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.