Doações caem pela metade no Banco de Sangue de Jundiaí; veja como doar


A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) continuou atendendo no feriado prolongado de Paixão de Cristo e Tiradentes, no entanto, ainda sim as doações foram baixas. Doações de sangue registram queda de 50% em Jundiaí
O Banco de Sangue de Jundiaí (SP), que atende 12 hospitais da região, registrou uma queda de 50% no estoque. A associação pede para que mais pessoas se voluntariem e doem sangue.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, a maior demanda da Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) são por bolsas de sangue do tipo O positivo. No entanto, todos os tipos são bem-vindos —especialmente o O negativo, que é um doador universal.
“Em virtude do feriado prolongado, nós estendemos a doação para o feriado, para que não houvesse a falta, principalmente de plaquetas, nos hospitais. Mas, mesmo assim, o dia foi bem fraco. Nós coletamos apenas 50 bolsas no dia 21”, revela Áurea Denigris, gerente da Colsan de Jundiai.
Dessa forma, os estoques caíram pela metade no feriado prolongado. Confira os requisitos para doar sangue.
🩸 Requisitos para doar sangue
Levar um documento oficial e original de identidade com foto, que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação);
Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
Pesar acima de 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado, mas tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação;
Doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto maior de 21 anos e levar o Termo de Autorização de doação de menor de idade, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos.
O reconhecimento de firma é dispensável com a presença do responsável legal do começo ao fim da doação e a assinatura constante na cópia do documento de identidade apresentada deve ser idêntica à do Termo de Autorização. O documento de autorização pode ser retirado no posto de coleta.
❌ Para doar sangue, você não deve:
Ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue;
Ser usuário de drogas injetáveis e inalatórias;
Praticar sexo não seguro com vários parceiros sexuais;
Ser parceiro sexual de portadores de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) ou hepatite.
Intervalos entre as doações
Homens podem doar a cada dois meses, até no máximo quatro vezes no período de 12 meses;
Mulheres podem doar a cada três meses, até no máximo três vezes no período de 12 meses;
O Hemonúcleo de Jundiaí está localizado na Rua XV de Novembro, 1848 , na Vila Municipal, e atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h30.
Para fazer a doação, basta comparecer no local, sem necessidade de agendamento. Também é possível agendar pelo aplicativo “Doe Sangue, Doe Vidas”.
Hemonúcleo de Jundiaí (SP) está com estoque crítico
TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.