Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg

Poltrona inspirada na singularidade da pesca artesanal ganha destaque na Semana de Design de Milão

É do paradisíaco litoral catarinense, região que surgiu a primeira colônia de pescadores do Brasil, que nasce a inspiração para criar a inovadora Poltrona Landruá, da Sulvimes, empresa de Gaspar (SC). Desenvolvida por brasileiros, os designers Helena Schmitt e Ricardo Gaspar, foi lançada oficialmente durante a Semana de Design de Milão(Milan Design Week), maior evento do mundo no segmento, realizado em abril.

A poltrona recebeu o nome de Landruá em referência à peça artesanal de madeira utilizada na captura do pescado. Além de uma inspiração, o utensílio foi o fio condutor para dar vida ao mobiliário, que se tornou bem mais do que um item de design. Feita em junco natural e cipó da Amazônia, a poltrona reflete a sintonia entre a sofisticação, o conforto e o bem-estar. O seu formato remete aos três arcos ovalados típicos dos landruás, conferindo uma fluidez visual que dialoga com a organicidade e harmonia das armadilhas de captura. O encosto, com uma trama delicada feita em palha, traz o entrelaçamento das redes de pesca e simboliza a conexão entre a terra e o mar. 

Conheça as principais atrações do line-up da edição 2025 do Warung Day Festival

Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg

(foto Cintie, crédito divulgação Warung)

A 10ª edição do Warung Day Festival promete ser a maior da história do evento de música eletrônica mais conceituado do Brasil. No próximo dia 03 de maio, o festival retorna à Pedreira Paulo Leminski e à Ópera de Arame, em Curitiba (PR), com um line-up que exalta o equilíbrio entre pioneirismo, sofisticação sonora e relevância internacional.

Para traduzir esse equilíbrio entre legado e vanguarda, o festival escalou nomes que moldam e movimentam a cena eletrônica mundial — artistas cujas trajetórias refletem a potência criativa do gênero e a conexão profunda com as pistas.

Confira alguns nomes que compõem o line-up da edição 2025, como Âme (Live), Cinthie, DJ Tennis, Hernan Cattaneo, Kerri Chandler, Vintage Culture, Patrice Bäumel, Nina Kraviz. Completam a programação do Warung Day Festival 2025 artistas que representam a diversidade e a força da cena eletrônica: Albuquerque, Badaro, Bakka, Bhaskar, Eli Iwasa, Enrico & Carmo, Jackson, Nezello, Sarah Stenzel e Zac, que, juntos, garantem uma jornada sonora pulsante. Essa pluralidade de estilos e talentos reforça o compromisso do festival em valorizar tanto os nomes consolidados quanto os artistas que seguem movimentando as pistas do país.

A 10ª edição do Warung Day Festival será realizada no dia 03 de maio, na Pedreira Paulo Leminski, (R. João Gava, 970), em Curitiba (PR). Os ingressos estão disponíveis no site www.warungdayfestival.com e nas bilheteiras Blueticket e Ingresse. Mais informações nos perfis oficiais do evento nas redes sociais: @warung_dayfestival (Instagram) e @warungfestival (Facebook).

Bistrô do Sabor promove evento “Chef Carlos Convida”

Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg

(Chef Carlos Convida – Foto Karine Gerlach) 

​​O restaura​nte Bistrô do Sabor, localizado no Centro de Vivência da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), irá promover, no dia 6 de maio, a primeira edição do evento “Chef Carlos Convida”.

A convidada do chef Carlos Silva é a acadêmica de Gastronomia da Univali e ex-Masterchef, Larissa Porto. Os dois irão elaborar um menu de cinco passos que será servido ao custo de R$ 69,90. As vagas são limitadas e o ingresso pode ser adquirido aqui.

O responsável pelo Bistrô e coordenador dos cursos de Gastronomia e Turismo e Hotelaria, professor Marcos Arnhold Junior, explica que o objetivo é, além de oferecer o jantar, ter um momento de conversa com os convidados sobre carreira e o universo da gastronomia. “O Bistrô do Sabor é um importante campo de estágio e de desenvolvimento técnico e profissional para os nossos alunos, mas também um espaço privilegiado de interação da comunidade acadêmica e local. A proposta desse evento é justamente proporcionar um momento de descontração e interação com o público, além de oferecer uma excelente experiência gastronômica”.

Larissa Porto participou do programa MasterChef Brasil em 2024 e atualmente é acadêmica do 1º período do curso de Gastronomia no campus Balneário Camboriú.

O evento acontece a partir das 19h30 no Campus Professor Edison Villela (Itajaí). O valor do ingresso não inclui bebida.

Menu

Amuse Bouche: Mousse de camarão, aioli de pimentão defumado e broto de salsa

Entrada: Ravioli de beterraba com boursin, azeite de dill, molho de beterraba defumada e broto de beterraba

Principal 1: Linguado, carbonara de espaguete pupunha, parma crocante e broto de rúcula

Principal 2: Costela bovina panné, aligot de cará com gorgonzola, ragu de cogumelos, salada de rúcula e pesto

Sobremesa: Pavlova, ganache montada de cumaru, sponge cake de iogurte, gel de caqui, caqui em calda e flores comestíveis

Greenvalley é eleito 2º melhor club do mundo e 1º da América Latina pela DJ Mag

Greenvalley
Foto: Divulgação

Greenvalley foi anunciado como o segundo melhor Club do mundo e o primeiro da América Latina, no ranking Top 100 Clubs da revista britânica DJ Mag de 2025. Mais do que uma colocação de destaque, este reconhecimento é um feito inédito: 15 anos seguidos no pódio — um marco que reforça a trajetória de excelência do Club catarinense na cena eletrônica global.

“Esse ano, mantemos nossa posição de clube número dois do mundo! E celebramos mais uma vitória: sermos o único clube do planeta há 15 anos seguidos no pódio pela DJ Mag, uma das mais respeitadas revistas do segmento, e não poderíamos estar mais orgulhosos. Nosso muito obrigado, de coração, ao nosso público, a todos que votaram e a cada pessoa que faz o nosso Club ser o que é. Esta é uma conquista de todos que fazem parte!”, comemora Eduardo Philipps, sócio-fundador e diretor geral do Greenvalley.

Este é um feito extremamente relevante para um clube brasileiro, visto que os concorrentes ao prêmio são casas na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, reconhecidas internacionalmente, com mais aberturas durante o ano e com grande capacidade de investimento.

“Este reconhecimento representa muito para todos nós. São 15 anos ininterruptos no pódio, construídos com dedicação e respeito à música eletrônica, paixão pelo que fazemos e uma comunidade que nunca deixou de acreditar. A cada edição, são milhares de histórias vividas aqui, e tudo isso só é possível graças ao nosso time incansável e ao público que caminha com a gente. Celebrar essa conquista é reconhecer a força dessa conexão. Nosso agradecimento a cada pessoa que fez — e continua fazendo — parte dessa jornada”, afirma Philipps.

Nova superintendente assume liderança do Balneário Shopping

Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg
Foto: Balneário Shopping

Um novo nome chega para assumir a superintendência do Balneário Shopping: com 22 anos de experiência no mercado corporativo, Fernanda Flávia Silva assume o desafio à frente de um dos mais renomados shoppings de Santa Catarina. Com quase 18 anos de história, o empreendimento é consagrado pelo mix de marcas premium e por ser a porta de entrada de diversas grifes nacionais e internacionais no Estado.

A história de Fernanda é de crescimento profissional, dedicação e muita experiência quando o assunto é atendimento ao cliente. Sua carreira iniciou na rede de cinemas Cinemark – onde começou como vendedora de pipocas até chegar à gerência de operações da empresa. Seu currículo conta com marcas importantes como Sephora, Amaro, Feito Brasil, Quintal Dermocosméticos e a japonesa Shiseido, onde foi head comercial da marca.

Conforme relata, Balneário Camboriú está em um momento excelente e o objetivo, cada vez mais, é de trazer marcas renomadas à região – cumprindo a missão de servir como referência tanto para grandes grifes do varejo, quanto por um público qualificado. “O Balneário Shopping vem sendo, ao longo dos anos, a porta de entrada de grandes marcas em Santa Catarina, tornando-se um modelo para o mercado premium”, comenta ela.

Dentro deste raciocínio o objetivo do Balneário Shopping é de continuar investindo em novidades dentro das novas opções de consumo e experiências. Como exemplo, no início deste ano o empreendimento apresentou uma nova área com 13 novas operações que unem compras, gastronomia e entretenimento, como reforça Fernanda. 

“Dentre elas uma unidade WOW Park, o multiparque de trampolins, além de 3 novas opções gastronômicas, incluindo o Unizushi, de gastronomia japonesa contemporânea, e o Duladu, famoso restaurante italiano comandado pelo chef Dudu Poerner, além da Manteigaria do Porto”, ressalta.

Outro exemplo de serviços exclusivos é o Buddha Spa, oferecendo bem-estar aliado à estética. Entre as opções de compras, há marcas consolidadas como a joalheria Coliseu, a VR Collezioni, a Ótica Grand Vision, e a Me Linda, de cosméticos e produtos de beleza.

Floripa Quilt apresenta os cursos que vão movimentar a 12ºedição do festival

Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg

Foto: Floripa Quilt

Fomentar o fazer manual é um dos objetivos do Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil, que se firma no calendário nacional como um dos mais importantes eventos do setor. Em poucas semanas da sua 12ºedição, que ocorre de 30 de abril a 03 de maio, no SESC Cacupé, a programação de cursos e oficinais está definida e as inscrições abertas no site oficial do evento https://floripaquilt.com.br/2025/cursos-e-oficinas/

Para Janaína Machado Cordeiro, idealizadora e realizadora do projeto, o festival celebra o fazer manual em todas as suas dimensões. “Além da parte da feira com a presença de expositores, trocas de informação, exposição, a agenda de cursos é muito aguardada pelos artistas e praticantes de diversas técnicas manuais por oferecer uma oportunidade de aprender com grandes nomes da arte têxtil. Temos uma programação bem variada para atender o interesse dos alunos e profissionais”, conta.

Antes mesmo do festival abrir oficialmente suas portas, os cursos Mosaico com Marina Landi e “Interconnected” com Ana Helena Barbosa de Abreu abrem as atividades na terça-feira(29/04). Na quarta-feira (30/04), seis temas preenchem o dia: “Improvisando com trapézios” com Maria Paz Ávalos, “Mosaicos” com Cecília Koppmann, “Bordados em Relevo” com Ana Helena Barbosa de Abreu, “Oceano” com Fábia Diniz. Ainda “Colagem Orquídea Multicolorida” com Marina Landi e “Olho de Peixe” com Cecília Koppmann.

Na quinta-feira (01/05), Vicky D`Alto ensina a técnica de aquarela à máquina no curso “Watercolor”.  A abordagem inovadora combina a delicadeza da aquarela tradicional com a precisão da costura mecânica. Com a proposta de reutilização de tecidos, “Jeans em nova versão” é tema prático da oficina de Maria Auxiliadora, que propõe uma transformação do material em peças funcionais com a utilização de técnicas como o patchwork, sashiko e bordado. Afonso Franco volta ao festival com o curso “Flor de Maio com efeito tridimensional”, no qual oferece despertar o encanto do bordado livre. 

As bonequeiras vão adorar o workshop de Márcia Imbrois sobre a “Boneca Ann”. As/os participantes vão aprender a criar lindas bonecas artesanais do zero. E Tere Cardoso lança a pergunta: Já pensou em fazer um trabalho em patchwork e ao finalizar ele já estar quiltado? As respostas serão dadas na aula “Quilt Reversível”, quando alunas/os vão colocar as mãos em tiras de tecido e ver as formas se definindo com a habilidade das mãos. A técnica Mola no patchwork originária do povo Kuna, do Panamá, será compartilhada por Lia Rosabel no curso “Peixe”. Já Fábia Diniz transforma o desafio de fazer um quilting de uma borda em uma aula divertida no “Bordas Customizadas”. Por último, no dia, Maria Fernande Casagrande revela seu “Bordando Folhas” com muita criatividade e inúmeras possibilidades de aplicação. 

Na sexta-feira (02/05), Valéria Cervetto ensina a criar bolas decorativas na aula “Mandala Esférica: Arte em Movimento”. Já Adriana Sleutjes aborda o tema “Aplicação”, uma técnica de costura que consiste em fixar formas recortadas de tecido sobre uma peça base, criando desenhos e padrões complexos. E Maria Paz Ávalos conduz o workshop “Improvisando com curvas”. Também neste dia, Marina Landi orienta a personalização de um “Tucano” e Cecília Koppmann dá destaque aos tecidos tingidos artesanalmente na aula demonstrativa “Tingindo”. Encerra a agenda do sábado o curso da bonequeira Day Carlson, que exibe sua presteza na criação da “Boneca Débora”. 

No último sábado do festival(03/05), mais horas dedicadas ao fomento das técnicas artesanais. Maria Paz Ávalos convida ao estudo de duas técnicas de acabamentos para pequenas conchas – o tradicional Ribete e o Enfrentamento. Alan Vilar oferece a oficina “Tucano-Oco”, um bordado em folha seca. A Boneca Valentina é uma prática oferecida por Lilian Rossato e Cecília Koppmann que expande as possibilidades na aula “Art Bowls”. Quer saber como confeccionar uma Maxi Manta de Sofá? Marisol Romero garante que o curso é ideal para quem quiser se divertir e criar com as próprias mãos. 

O post Design, música, gastronomia e empreendedorismo nos Destaques da semana por Lu Haugg apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.