Google teria impedido Motorola de adotar Perplexity AI como assistente padrão

O Google, a Motorola e a Perplexity AI foram citados juntos em uma acusação de monopólio nesta semana, após a startup afirmar que a Motorola foi impedida de adotar a Perplexity AI como assistente padrão por conta de um contrato com o Google.

A declaração foi feita por Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da Perplexity, durante audiência no processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos EUA contra a Alphabet, dona do Google. Segundo ele, os acordos firmados pela big tech com fabricantes funcionam como “uma arma apontada para a cabeça”, forçando empresas a manterem o Google como padrão em seus dispositivos.

Leia mais:

  • Robôs Optimus da Tesla enfrentam crise com China, alerta Elon Musk
  • Novo agente de IA da Adobe ensina você a usar o Photoshop
  • Mercado Livre remove Deezer Premium da assinatura do Meli+

Contrato bloqueou mudança do assistente padrão

De acordo com Shevelenko, a Motorola, que pertence à Lenovo, não conseguiu substituir o assistente padrão do Android pelo da Perplexity, mesmo com o interesse mútuo das partes. Isso teria ocorrido devido a obrigações contratuais impostas pelo Google, que proibiriam esse tipo de alteração.

Google abandona meta de contratação de minorias e revisa programas de diversidade, diz jornal

Como resultado, o aplicativo da Perplexity virá pré-instalado em futuros dispositivos da Motorola, mas não estará visível na tela inicial que aparece quando o celular é ligado pela primeira vez. A decisão reduz significativamente a visibilidade do app para usuários comuns.

Estratégia limitada por contratos com Google

Ainda segundo o executivo, a Perplexity tem enfrentado dificuldades para expandir sua presença no mercado mobile justamente por conta dessas limitações. Ele revelou que dedica cerca de 75% de seu tempo tentando estabelecer parcerias com fabricantes e operadoras, mas esbarra na impossibilidade de substituir o assistente nativo do Android, atualmente o Gemini, do próprio Google.

É como escalar um brinquedo de playground”, comparou Shevelenko, referindo-se à complexidade de mudar o assistente-padrão. Mesmo com apoio técnico, ele estima que o processo leva entre 10 a 15 minutos.

Google prédio
Cess Idul/Unsplash

Processo antitruste pressiona o Google

O depoimento foi prestado durante audiência que pode definir sanções contra o Google após o juiz Amit Mehta concluir, em 2023, que a empresa praticou monopólio ilegal no setor de buscas. O Departamento de Justiça solicita a proibição de pagamentos feitos pela empresa a fabricantes e operadoras para manter seu buscador como padrão em dispositivos.

Justiça dos EUA declara que Google tem monopólio ilegal em anúncios online

Essa medida também afetaria produtos de IA da empresa, como o Gemini, que se beneficiam do domínio do Google no setor de buscas e nos contratos de distribuição.

Shevelenko ressaltou que a maior parte das oportunidades atuais de parceria com fabricantes e operadoras só surgiu por conta da pressão exercida pelo processo judicial. Segundo ele, “é porque o Google está sob pressão que as empresas estão dispostas a ter certos diálogos que antes eram impossíveis”.

Parcerias futuras da Perplexity

Apesar dos obstáculos, a Perplexity já fechou ao menos um contrato para pré-instalar seu assistente de IA em dispositivos de uma fabricante não revelada e negocia com outra. Em paralelo, um executivo do Google afirmou que a Motorola incluirá o app da startup ainda este ano em seus aparelhos.

Perplexy AI pesquisa
Reprodução/ET CIO

A Perplexity estaria negociando com a Samsung, sinalizando uma movimentação mais ampla da empresa no setor de mobilidade.

Com o avanço do processo antitruste, o mercado acompanha de perto as possíveis mudanças nas regras do jogo, que podem abrir espaço para novas alternativas em um ambiente até então dominado pelo Google.

Conteúdo Relacionado
GPMI: O novo padrão que quer desbancar o HDMI da sua TV

Adeus HDMI?

GPMI: O novo padrão que quer desbancar o HDMI da sua TV

Fonte: Bloomberg

Adicionar aos favoritos o Link permanente.