WhatsApp amplia recursos de privacidade com nova função para trancar conversas

O WhatsApp anunciou um novo recurso que reforça a privacidade das conversas: agora será possível trancar chats com a função “Privacidade Avançada de Conversa” e proibir o compartilhamento de conteúdo diretamente no app.

A nova ferramenta adiciona uma camada extra de segurança às conversas, indo além da já conhecida criptografia de ponta a ponta. Ao ativar a Privacidade Avançada de Conversa, usuários e seus interlocutores ficarão impedidos de exportar chats ou baixar automaticamente mídias compartilhadas, como fotos e vídeos.

Leia mais:

  • Edits: Instagram lança app para edição de vídeos, concorrente do CapCut
  • Bluesky implementa sistema oficial de verificação com selos azuis e apoio de organizações confiáveis
  • Instagram Blend: novo recurso mistura Reels com DMs para engajar ainda mais os usuários

Conteúdo protegido até dentro do app

Segundo a Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, a ideia do novo recurso é oferecer tranquilidade aos participantes de conversas que tratem de temas sensíveis ou envolvam pessoas que não se conhecem tão bem. Isso pode ser especialmente útil em grupos de apoio ou comunidades organizadas em torno de causas sociais, por exemplo.

Universitários arrecadam US$ 3 milhões para nova rede social anti-Facebook

Além disso, a função bloqueia a possibilidade de mencionar a Meta AI nas mensagens ou fazer perguntas ao assistente de inteligência artificial da empresa dentro dessas conversas protegidas.

Whatsapp privacidade
Divulgação/WhatsApp

Recurso ainda permite capturas de tela

Embora a nova configuração dificulte o compartilhamento de conteúdo diretamente pela interface do WhatsApp, ela ainda não impede totalmente a disseminação de informações. Atualmente, os usuários ainda podem fazer capturas de tela, o que mantém uma brecha para o compartilhamento externo.

Contudo, o WhatsApp revelou que pretende expandir as funcionalidades da Privacidade Avançada de Conversa no futuro. Uma das possibilidades em avaliação é justamente o bloqueio de screenshots, o que elevaria ainda mais o nível de segurança nas interações protegidas.

Conteúdo Relacionado
Como criar e compartilhar pacotes de figurinhas no WhatsApp

Aprenda a fazer

Como criar e compartilhar pacotes de figurinhas no WhatsApp

Como ativar a nova configuração

Para ativar o novo recurso, basta abrir a conversa desejada, tocar sobre o nome do contato ou grupo, e selecionar a opção “Privacidade Avançada de Conversa”. A funcionalidade será disponibilizada gradualmente ao longo dos próximos meses, tanto em chats individuais quanto em grupos.

WhatsApp espiona você? IA da Meta vai memorizar tudo o que gosta

Com essa atualização, o WhatsApp reforça seu compromisso com a privacidade dos usuários. A novidade se junta a outros recursos com foco em segurança já presentes na plataforma, como o bloqueio de conversas com senha ou biometria e as mensagens temporárias.

Proteção adicional à privacidade

A decisão da Meta de implementar mais camadas de proteção reforça uma tendência crescente nos aplicativos de mensagens: oferecer ao usuário controle sobre o que compartilha e com quem. Em tempos de crescente preocupação com a exposição digital, essas medidas são bem-vindas, especialmente em contextos delicados.

WhatsApp ganha novos recursos para chat, chamadas e canais

Com a Privacidade Avançada de Conversa, o WhatsApp busca ampliar a confiança em seu ecossistema, oferecendo uma ferramenta que não apenas protege, mas também respeita o contexto e a sensibilidade das conversas.

Conteúdo Relacionado
GPMI: O novo padrão que quer desbancar o HDMI da sua TV

Adeus HDMI?

GPMI: O novo padrão que quer desbancar o HDMI da sua TV

Fonte: WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.