Os Eurofighters britânicos interceptaram caças russos e aeronaves de inteligência de sinais no Mar Báltico

Na semana passada, caças Eurofighter da Força Aérea Real Britânica (RAF), operando na Polônia, interceptaram vários voos realizados por aeronaves de inteligência de sinais e caças russos. Embora esses incidentes sejam comuns entre as forças militares da OTAN e da Rússia, eles foram relatados novamente pela força para demonstrar suas capacidades de dissuasão e resposta dentro da estrutura das missões de policiamento aéreo que ela conduz na Europa Oriental.

Desde o final de março, um destacamento da RAF, liderado por seis caças Eurofighter Typhoon FGR4, opera na Base Aérea de Malbork, na Polônia, conduzindo missões de Policiamento Aéreo Expandido (eAP) como parte da Operação Chessman.

Essa presença se soma a outras contribuições que a Força Aérea Real do Reino Unido vem fazendo, dando continuidade ao que foi registrado em 2024, quando aeronaves da força realizaram missões semelhantes na Romênia, operando a partir da Base Aérea Mihail Kogălniceanu.

Quanto aos Eurofighters, eles pertencem à 140ª Ala Aérea Expedicionária (EAW) da RAF e estão atualmente destacados para monitorar a atividade de aeronaves russas, que realizam vários trânsitos e voos de e para Kaliningrado.

Esses parecem ser os incidentes mais recentes registrados na semana passada, nos quais caças britânicos foram colocados em alerta três vezes para interceptar voos não programados e não relatados de aeronaves russas.

Primeiro, em 15 de abril, dois voos foram detectados em ocasiões diferentes, o que motivou o envio de Eurofighters, com a presença de uma aeronave de inteligência de sinais Ilyushin Il-20M (SIGINT) sendo registrada. Mais tarde, naquele mesmo dia, outro voo foi confirmado por um par de caças Sukhoi Su-30SM2.

Finalmente, em 17 de abril, outra aeronave Il-20M SIGINT foi interceptada enquanto sobrevoava o espaço aéreo internacional no Mar Báltico.

Sem maiores detalhes fornecidos pelas forças aéreas envolvidas, esses incidentes são parte dos esforços da Rússia e da OTAN para testar capacidades de detecção e resposta em várias regiões da Europa.

Você pode estar interessado em: A Itália acusa o Reino Unido de não compartilhar tecnologias-chave para o desenvolvimento do novo caça de sexta geração (GCAP)

La entrada Os Eurofighters britânicos interceptaram caças russos e aeronaves de inteligência de sinais no Mar Báltico aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.