ZM na SITDEF – K2 Black Panther e JAS 39 Gripen E, dois dos protagonistas principais na SITDEF 2025

A poucas horas do início formal da edição 2025 do Salão Internacional de Tecnologia para a Defesa e Prevenção de Desastres (SITDEF), o tanque K2 Black Panther e o caça JAS 39 Gripen E já estão prontos para os intensos dias que ocorrerão no Quartel General do Exército do Peru. Ambos os sistemas disputam para se tornar parte do equipamento do Exército e da Força Aérea, respectivamente, como parte de um processo de reequipamento e modernização das Forças Armadas peruanas.

No encerramento da jornada de ontem, em meio a uma atividade frenética no Pavilhão Inka, um exemplar do Hyundai Rotem K2 Black Panther e um modelo do Saab JAS 39 Gripen E já se encontravam em seus respectivos estandes da SITDEF, aguardando os últimos ajustes antes da cerimônia de abertura.

A presença de ambos os sistemas abre grandes expectativas para os próximos dias, pois a SITDEF 2025 pode ser a ocasião ideal para o anúncio de novidades sobre os projetos envolvendo o caça sueco e o tanque sul-coreano.

K2 Black Panther para o Exército do Peru
No contexto do processo de modernização da cavalaria, o Exército do Peru anunciou em meados de novembro do ano passado a seleção do tanque K2 Black Panther, veículo de combate produzido pela Hyundai Rotem da Coreia do Sul. O acordo assinado entre a Fábrica de Armas e Munições do Exército do Peru (FAME SAC) e a empresa coreana busca ser o primeiro passo para a substituição dos veteranos T-55 que ainda estão em serviço no Exército peruano.

Como foi informado anteriormente, o convênio entre a FAME e a Hyundai Rotem foi assinado em 16 de novembro de 2024, ato que contou com a presença de Lee Yong-bae, presidente da Hyundai Rotem, e Jorge Zapata, Diretor-Geral da FAME. O “Acordo Geral de Cooperação em Equipamentos Terrestres” teve como objetivo estabelecer as bases para o fornecimento de armamentos terrestres, incluindo os tanques K2 e veículos blindados sobre rodas. O acordo também prevê uma série de contratos nos quais serão definidos detalhes como datas de entrega, especificações técnicas, treinamento de pessoal e condições de manutenção.

Vale destacar que o tanque K2 Black Panther é acompanhado na SITDEF 2025 por um veículo de combate blindado sobre rodas 8×8 K808 White Tiger, modelo do qual se pretende adquirir 30 unidades segundo os requisitos estabelecidos no Decreto Supremo N°007-2023-DE. Na SITDEF será exposto um exemplar da variante posto de comando do blindado coreano.

Saab JAS 39 Gripen E
A presença do Gripen E ocorre no âmbito da iniciativa promovida pela Força Aérea do Peru (FAP) para incorporar uma nova plataforma de combate. Conforme apontado oportunamente pelo Chefe da FAP, General do Ar Carlos Enrique Chávez Cateriano, esse processo implicaria a avaliação de pelo menos três modelos: o F-16 Block 70 dos Estados Unidos, o Rafale da França e o JAS 39 Gripen da Suécia.

Nas últimas semanas, houve novidades relevantes para o caça sueco, pois não apenas o governo da Colômbia confirmou a seleção do Gripen E como substituto dos veteranos Kfir da Força Aeroespacial Colombiana, como também surgiram notícias a partir da Suécia: na proposta mais recente de modificação do orçamento de 2025 enviada ao Parlamento sueco, foi autorizada a celebração de um acordo intergovernamental com o Peru para a venda de até 12 caças Gripen E/F, junto com material de defesa aérea.

No caso do Peru, ainda se aguardam novidades sobre a seleção do futuro caça, que permitirá substituir os MiG-29 e Mirage 2000P.

Você pode estar interessado em: A Marinha do Brasil inicia o processo de incorporação de seus novos helicópteros H125

La entrada ZM na SITDEF – K2 Black Panther e JAS 39 Gripen E, dois dos protagonistas principais na SITDEF 2025 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.