Stocci chega ao mercado com IA para análise de dados

A Stocci, startup que nasceu no Grupo GHT4, multifamily office cofundado em 2021 por Laércio Cosentino, fundador da Totvs, iniciou oficialmente suas operações no mercado brasileiro.

Com a Stocci Nexus, sua plataforma proprietária com integração e análise de dados que conta com mais de 350 conectores, a empresa promete usar a inteligência artificial para ajudar as companhias a usarem melhor os seus dados internos.

A ideia é “eliminar a complexidade técnica e viabilizar integrações rápidas e eficazes com qualquer fonte, sistema ou arquivo”, reduzindo incertezas, tomando decisões mais precisas e acelerando o time-to-market em setores como imobiliário, saúde, agronegócio e serviços financeiros.

Ainda com atualizações previstas, a plataforma é composta por quatro módulos principais: o Pipeline AI, que reúne, organiza e transformar dados brutos em informações estruturadas; o Stocci Lake, que concentra uma curadoria de dados externos; o módulo generativo (LLM), previsto para ser lançado ainda este ano; e um marketplace de modelos e aplicações baseadas em IA.

Para comandar a startup, o fundo contratou Vinicius Fontes, ex-Accenture, como Chief Executive Officer (CEO). Com 19 anos de carreira, o executivo passou oito anos na antiga empresa e também tem no currículo nomes como Stefanini, Softhaus e Cabtec.

Fontes é graduado em comunicação social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, com mestrado em comportamento do consumidor pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diversos cursos em instituições como MIT Sloan School of Management.

“Minha experiência em transformação digital será essencial para desenvolver soluções que ajudem empresas a otimizarem o presente enquanto constroem o futuro. Nosso objetivo é conectar tecnologia, dados e talentos para cocriar negócios prontos para liderar o mercado”, afirma Fontes.

Sediada em São Paulo, agora a startup busca atrair mais parceiros estratégicos e financeiros, além de consolidar-se como o principal ecossistema de dados e IA da América Latina.

“Vemos a Stocci como um pilar estratégico dentro do nosso portfólio, não apenas pelo que ela já construiu, mas principalmente pelo potencial que tem de liderar a transformação em setores essenciais da economia brasileira. Nosso papel como investidor é ajudar a acelerar essa trajetória, garantindo estrutura, governança e visão de longo prazo”, destaca Rafael Cosentino, CEO da GHT4.

Fundada em 2021 e com sede na capital paulista, a GHT4 conta atualmente com sete investidas, entre elas BR-ME, Brain4care, Biosolvit, DataLand, Shipay, B.O.B e Mendelics.

Além de Laércio Cosentino, o escritório tem como sócios Guga Valente, do grupo ABC, Caio Ibrahim David, ex-CEO do Itaú BBA, e Livinston Bauermeister, ex-CEO da Veste, antiga Restoque.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.