Caças F-16 e F-35A da Força Aérea dos Estados Unidos interceptaram um bombardeiro estratégico russo na ADIZ do Alasca

No início da semana passada, o Comando Aeroespacial Norte-Americano (NORAD) detectou uma patrulha de bombardeiros estratégicos das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) operando dentro da ADIZ do Alasca em 14 de abril. Mais tarde, foi confirmado por meio da divulgação oficial de fotografias que caças F-16 e F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) foram mobilizados para a interceptação, que ocorreu em espaço aéreo internacional sobre o Mar de Barents.

Como foi relatado em diversas ocasiões, a crescente atividade de bombardeiros estratégicos russos no Ártico é uma preocupação crescente para altos oficiais militares dos EUA. Essa preocupação se intensificou após a confirmação, em 2024, da implementação de patrulhas combinadas com meios aeroespaciais pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).

Sobre os eventos de 14 de abril, o NORAD declarou: “A aeronave russa permaneceu em espaço aéreo internacional e em nenhum momento entrou no espaço aéreo soberano dos Estados Unidos ou do Canadá. Segundo as autoridades, esse tipo de atividade na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ) é rotineira e não representa uma ameaça.”

Entretanto, como foi confirmado posteriormente, a aeronave russa era um bombardeiro estratégico Tu-95MS, acompanhado durante seu voo de patrulha na ADIZ do Alasca por um caça Sukhoi Su-35S, um dos mais modernos em serviço nas Forças Aeroespaciais, e armado com o que aparentemente eram mísseis ar-ar R-73 ou R-74M.

Quanto aos veículos da Força Aérea dos EUA, que realizaram a identificação visual da aeronave russa, eram um caça F-16 Fighting Falcon e um caça F-35A de quinta geração.

Por fim, é importante destacar que este é o terceiro incidente registrado até agora neste ano em que aeronaves VKS foram interceptadas por caças dos EUA. Ataques anteriores ocorreram em 18 e 19 de fevereiro, envolvendo também bombardeiros Tu-95MS e caças Su-35S da VKS, e caças F-35 da USAF.

Você pode estar interessado em: Os Su-35S das Forças Aeroespaciais da Rússia estariam sendo empregados na Ucrânia em missões de alerta antecipado e reconhecimento, diante da baixa disponibilidade dos A-50 AEW&C

La entrada Caças F-16 e F-35A da Força Aérea dos Estados Unidos interceptaram um bombardeiro estratégico russo na ADIZ do Alasca aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.