Gazin otimiza custos na nuvem com Cast AI

A Gazin, varejista com mais de 365 lojas espalhadas pelo país, adotou a solução de gestão de recursos na nuvem da Cast AI, empresa americana especializada em automação de kubernetes.

O objetivo da companhia era otimizar clusters em tempo real, reduzindo custos na nuvem e aumentando a eficiência operacional, para que acompanhar seu crescimento e reduzir despesas, principalmente na área de TI.

“A Gazin é uma empresa que dobra de tamanho a cada cinco anos. Imagina se dobrarmos os custos dos ambientes a cada cinco anos? Eu aumento a lucratividade, mas não posso acompanhar as despesas igual eu acompanho o ganho de lucro”, pontua Alex Santos, gerente de TI da Gazin.

Além de otimização de recursos, a Gazin também desejava ter confiabilidade e escalabilidade. 

“A Delfia nos apresentou a ferramenta, que olha para os nossos workloads, entende o comportamento das aplicações e providencia máquinas e escalonamento de acordo com o que precisamos, sem ter uma pessoa do operacional para comandar isso. Veio com uma luva para o que necessitávamos”, avalia Edson Macoto Júnior, tech lead dos times de SRE e DevOps da Gazin.

Na solução da americana, foram instrumentados o banco digital, o e-commerce B2C e o e-commerce B2B da empresa. 

A implementação resultou em uma média de 40% de redução no cluster de produção. 

“Tivemos uma média de 80% de redução de custo total do projeto considerando ambientes de homologação e teste”, revela Macoto Júnior.

A equipe operacional também foi beneficiada, pois já não havia um custo operacional diário para acompanhar os clusters, visto que essa responsabilidade é assumida pela ferramenta.

Com o uso da Cast AI, os times também passaram a focar em atender demandas de negócios ao invés de efetuar ajustes manuais.

“Novas soluções eram implantadas, ou até reestruturadas, mudando o comportamento da aplicação. Tínhamos que tentar entender manualmente se era preciso de máquinas com mais CPUs ou com mais memória, ou até mesmo com mais recursos. A Cast AI resolveu isso para nós, supriu todas essas questões, deixando as aplicações disponíveis. Ao mesmo tempo que temos redução operacional, temos redução de custos e ganhamos em disponibilidade”, avalia Macoto Júnior.

Para o futuro, a Gazin pretende estender a implementação da solução para outras unidades de negócios. 

“Em tudo que a ferramenta puder nos apoiar e conseguirmos expandir, vamos implementá-la. Começamos com o banco digital e o e-commerce e vamos implementá-la em outros ambientes que começam a fazer sentido, como a Gazin indústria, ou na seguradora”, revela Santos. 

Neste ano, a equipe de TI da Gazin pretende migrar aplicações para o ambiente on premise. 

“Vamos fazer um estudo junto à Delfia de outras ferramentas, pois queremos trazer muito do que temos hoje em cloud para os dois data centers que temos na empresa. Se essa solução fizer sentido também para o on premise, vamos começar a utilizar. E isso já será um estudo de caso para 2025”, conta Santos.

Fundada em 1965  na pequena Douradina, no interior paranaense, a Gazin hoje tem unidades no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, Bahia, Goiás e Tocantins.

A empresa possui cinco indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas, um dos maiores atacados do país e 21 centros de distribuição de mercadorias. Hoje, está no top 10 do varejo brasileiro, com um faturamento na casa dos R$ 4,2 bilhões.

Criada em 2019, a Cast AI foi fundada por Yuri Frayman (CEO), Laurent Gil (CPO) e Leon Kuperman (CTO) em Miami e tem uma filial na Lituânia. A companhia é especializada em automação de kubernetes para plataformas como AWS, GCP e Azure.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.