Anitta é a nova cara do Mercado Pago

Anitta, uma das cantoras mais famosas do Brasil, é o novo “rosto público” do Mercado Pago, o que se chamava antigamente de “garota propaganda”. 

Até aí, o clichê. O picante da história é que a primeira peça publicitária é uma provocação direta ao Nubank, onde Anitta exerceu um papel parecido no Nubank, com a diferença que o banco digital chegou a colocar a artista por um tempo no conselho de administração da empresa. 

Pelo visto, Anitta não resolveu se ater muito ao perfil típico dos integrantes de conselhos de administração, que trocam uma empresa pela outra sem maiores alardes. 

Em um vídeo divulgado nesta terça-feira, 22, Anitta diz que o relacionamento com o ex “não estava rendendo” e que ela foi em busca do “relacionamento perfeito”. 

Ao final da propaganda, ela faz um apelo à base de fãs e joga uma indireta citando a identidade visual da antiga parceira: “Vai ficar aí roxo de vontade? Vem com a patroa”.

Recapitulando um pouco. Anitta foi contratada pelo Nubank em junho de 2021, no que acabou se tornando um dos assuntos do ano.  

Na época, a fintech fez barulho, afirmando que a artista participaria de reuniões trimestrais com os outros seis conselheiros e a diretoria do Nubank para discutir “decisões estratégicas” do futuro do banco digital. 

A medida dividiu opiniões, com um lado apontando que era meio ridículo pretender que Anitta realmente influenciaria decisões de gestão, e outro afirmando que era uma jogada genial para se aproximar do público.  

No final do ano, o Brazil Journal cavocou documentos mostrando que o acordo custaria R$ 36 milhões a serem pagos em cinco anos. 

Pelo visto, a coisa não foi tão bem assim. A artista deixou a posição em agosto de 2022 e seguiu por um tempo como “embaixadora global”, atuando em campanhas de marketing, até que isso também encerrou, sem maiores alardes. 

Anitta tratou do assunto em uma coletiva de imprensa antes, destacando que fechou o contrato com Mercado Pago depois de encerrar o do Nubank. 

“Sempre mantenho parcerias longas e só mudo quando vejo algo realmente melhor para mim e meu público. Queria garantir mais vantagens aos meus fãs”, disse a cantora, num desses momentos “acredite se quiser”.

Da parte do Mercado Pago, o movimento acontece em um momento de aumento da competição com o Nubank, com os quais o braço de pagamentos da gigante de e-commerce disputa clientes. 

Enquanto o Nubank se consolida como principal conta bancária para milhões de clientes e expande seu portfólio de crédito, o Mercado Pago vem ganhando terreno com produtos financeiros como cartões, empréstimos e investimentos, além de se beneficiar da base de dados originada do comércio eletrônico.

A fintech do Mercado Livre afirma ter alcançado mais de 60 milhões de usuários ativos na América Latina, a metade deles no Brasil. O Nubank divulga ter 105 milhões de clientes.

Resta ver se a linha provocativa do Mercado Pago em relação ao Nubank usando a imagem de Anitta será uma estratégia de longo prazo, ou só um factoide para gerar um buzz inicial. 

Anitta vem nos últimos anos desenvolvendo uma espécie de “carreira corporativa”. 

Em 2022, a cantora se tornou sócia da Fazenda Futuro, uma foodtech em alta, com a promessa de se envolver em  projetos de inovação e marketing da startup, sem ter um cargo específico no organograma.

Em 2019, Anitta foi contratada como líder de Criatividade e Inovação da Beats, uma cerveja da Skol voltada para o público jovem, que lançou também uma versão da bebida inspirada no funk carioca.

Meses antes, Anitta foi um keynotes do Universo Totvs, evento para clientes da Totvs, durante o qual explicou seu planejamento de carreira e as ideias para se transformar numa espécie de marca ambulante. 

“Eu não penso em ser cantora por muito tempo. Eu penso que depois dos 30 eu já vou estar quase parando, diminuindo. Aí eu pretendo trabalhar com outros projetos que hoje eu dedico uma parte do meu tempo, como a área empresarial, de consultoria e criação para terceiros”, disse a cantora na ocasião.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.