É #FAKE página do g1 com instrução para prejudicar Moro


Montagem mentirosa alterou subtítulo de conteúdo real publicado em 12 de abril de 2024. Página falsa que imita o g1 viraliza nas redes sociais
g1
Circula nas redes sociais a imagem de um site que imita uma reportagem no g1 e dá instrução para favorecer o presidente Lula e prejudicar o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴 O que mostra a publicação?
Um post de 15 de abril de 2025 no X mostra um print que imita uma reportagem publicada pelo g1 em 2024, com seguinte título: “Lula diz que, se pudesse, faria um decreto proibindo mentir no Brasil: ‘A gente não pode viver subordinado a mentiras”. A imagem mentirosa tem uma montagem, com uma seta vermelha apontando para o seguinte subtítulo: “EDITOR: Incluir subtítulo favorável ao presidente; remover frases do presidente que possam prejudicar a sua imagem; acrescentar viés pró-Lula e contra Moro”.
O conteúdo fake cita: “Quando o jornalista-militante esquece de apagar as anotações”. Essa versão mentirosa circulou ainda em 2024, nos dias seguintes à publicação do conteúdo real, mas voltou a aparecer em abril deste ano.
⚠️ Por que a imagem é falsa?
O g1 realmente publicou a reportagem com o título Lula diz que, se pudesse, faria um decreto proibindo mentir no Brasil: ‘A gente não pode viver subordinado a mentiras’. Mas o subtítulo original é este aqui: Presidente afirmou ainda que sua prisão na Operação Lava Jato ocorreu em razão de ‘uma das maiores mentiras do país’, e que a história vai provar sua posição. Nunca houve uma versão que citasse os termos do post fake. A página verdadeira indica data e horário de publicação, além de atualizações posteriores. Nesse caso, os dados verdadeiros são: 12/04/2024 – 20h54 – Atualizado há um ano.
Sites podem ser alterados a partir de mudanças no código-fonte da página. Esse tipo de adulteração não se reflete na visualização pública de uma reportagem real – mas fica aparente apenas para quem está mexendo no conteúdo. Isso não impede que uma pessoa mal-intencionada faça a captura da tela e republique como se fosse uma versão verdadeira.
O Fato ou Fake fez duas verificações para comprovar que subtítulo jamais foi o que aparece na postagem fraudulenta:
Primeiro, consultou o acervo do Wayback Machine, ferramenta gratuita que mostra versões antigas de sites, inclusive antes de passarem por edições. Espécie de “máquina do tempo da internet”, a plataforma reúne um acervo público de mais de 932 bilhões de links que funcionam como memória da rede.
Depois, verificou no próprio sistema usado para publicar as reportagens do g1.
🔍 Como foi a consulta no WayBack Machine
O Fato ou Fake jogou o link/URL original no Wayback Machine, para descobrir o primeiro e único registro dela na plataforma. Isso ocorreu às 22h06 de 12 de abril de 2024, cerca de 1h10 depois da publicação. Naquele momento, o subtítulo já era “Presidente afirmou ainda que sua prisão na Operação Lava Jato ocorreu em razão de ‘uma das maiores mentiras do país’, e que a história vai provar sua posição”.
O print mentiroso, por outro lado, indica os seguintes dados: “12/04/2024 – 20h54 – Atualizado há um dia”. Ou seja, ele foi capturado no dia seguinte à publicação, quando o enunciado já era o que permanece na página real até hoje.
🔍 Pesquisa interna no publicador do g1
Uma análise do histórico de versões da reportagem mostra que ela foi criada às 20h54 de 12 de abril de 2024, e a última atualização ocorreu às 21h54 daquela data. Ao longo desse período, houve um único acréscimo de conteúdo de subtítulo, às 21h34, que corresponde ao oficial da matéria. Se houvesse qualquer outra atualização de enunciado nesse campo, isso constaria do histórico de versões, o que não é o caso.
Imagem com falsa notícia do g1 viraliza nas redes sociais
g1
Veja também
É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa
É #FAKE que papa tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-Feira Santa
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Adicionar aos favoritos o Link permanente.