Amanhecer congelante no Sul pega moradores de surpresa

Amanhecer congelante no Sul pega moradores de surpresa

A frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil durante o fim de semana de Páscoa já se afastou, mas os efeitos ainda são sentidos nesta segunda-feira, 21 de abril. As regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina amanheceram com temperaturas abaixo de 10°C, e em algumas localidades foi registrada geada, especialmente nas serras gaúcha e catarinense.

Além do frio, a frente fria trouxe pancadas de chuva fortes nos últimos dias, especialmente na região serrana do Rio Grande do Sul, no litoral e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, além de várias áreas do Paraná. Capitais como Curitiba e Florianópolis enfrentaram chuvas intensas no sábado e domingo, enquanto Porto Alegre teve precipitações mais moderadas.

Frio e sol no Sul: até quando dura a massa polar?

Com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, o tempo abriu em grande parte da região Sul. Nesta segunda-feira, o sol predomina em quase todo o Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e Paraná. No entanto, áreas como o litoral paranaense, Curitiba e o Vale do Itajaí ainda têm bastante nebulosidade, embora sem chuva significativa.

O amanhecer desta segunda foi ainda mais gelado do que o de ontem. A massa de ar polar provocou uma queda acentuada nas temperaturas em todos os estados do Sul. Várias regiões amanheceram com termômetros marcando menos de 10°C — inclusive planaltos, serras e parte do sul do Paraná.

Geada e frio intenso no Sul: o que está acontecendo?

A geada foi registrada em municípios como Piratini e Pinheiro Machado (RS) no domingo, e nesta segunda ela se espalhou para outras áreas da serra gaúcha e catarinense, como São José dos Ausentes (RS), Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra (SC). Nessas regiões, os termômetros chegaram a marcar temperaturas negativas durante a madrugada.

Apesar de o sul do Paraná não ter registrado geada, as mínimas ficaram entre 6°C e 10°C em diversas cidades, reforçando o impacto da massa de ar frio.

Amanhecer congelante no Sul pega moradores de surpresa
Geada (Créditos: depositphotos.com / pedromoraesphotos)

Vai fazer mais frio no Sul?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há possibilidade de quebra dos recordes de temperatura mínima do ano nas capitais da região Sul. Até o momento, os registros mais baixos haviam sido: 12,4°C em Curitiba, 16,0°C em Florianópolis e 12,5°C em Porto Alegre — todos em 5 de abril. Com as mínimas desta segunda, esses valores podem ter sido superados, especialmente em Curitiba e Porto Alegre.

Como a população deve se preparar?

Com a previsão de temperaturas baixas e possibilidade de geada, é importante que a população do sul do Brasil se prepare adequadamente. Recomenda-se que as pessoas se vistam com roupas quentes e tomem precauções para proteger plantas e animais domésticos do frio intenso.

Além disso, é aconselhável que os moradores das áreas mais afetadas fiquem atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações das autoridades locais para garantir a segurança durante este período de clima severo.

O post Amanhecer congelante no Sul pega moradores de surpresa apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.