Fafá de Belém já se apresentou ao papa Francisco e lamenta perda: ‘único, abriu o caminho que a igreja não pode recuar’


Cantora paraense se apresentou em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude em cerimônia na praia de Copabacana. Ela também já havia cantado para os papas João Paulo II e Bento XVI. Fafá de Belém cantou na visita de papa Francisco ao Brasil em 2013 e lamenta morte
“Papa Francisco é a abertura das portas da Igreja para todos os cristãos católicos”, disse a cantora Fafá de Belém sobre a morte do pontífice nesta segunda-feira (21).
Fafá se apresentou para o papa Francisco em 2013, na Cerimônia da Acolhida ao papa, na Praia de Copacabana. A apresentação foi durante a Jornada Mundial da Juventude.
AO VIVO: acompanhe a repercussão da morte do papa
PÁGINA ESPECIAL mostra o legado de Jorge Bergoglio em 4 atos
“Francisco, latino, com esse temperamento único dele, traz para nós de volta a casa de Deus, o amor de Jesus Cristo por toda a humanidade. Corajoso, sempre muito ciente de cada passo que estava dando, de reencontro com seu povo, independentemente do preconceito”.
Não foi a primeira vez que Fafá se apresentou ao papa. Em 1997, ela já havia se apresentado ao papa João Paulo II, quando quebrou o protocolo e abraçou o então pontífice. Em 2006, cantou “Ave Maria” em cerimônia com o papa Bento XV em Valência, na Espanha.
“Francisco abriu todas as portas, começaram a ser abertas por João Paulo II, que foram pouco mais escancaradas por Bento XVI”.
Fafá de Belém beija a mão do Papa Francisco ao se apresentar na Cerimônia da Acolhida, na Praia de Copacabana
Reprodução Globo News
Fafá citou a última benção dada por papa Francisco na Páscoa e diz que está orando pela decisão do conclave, pedindo para que não haja retrocessos na igreja.
“Me preocupa o que virá, mas não podemos retroceder, não podemos deixar a igreja retroceder. Acredito que o Conclave estará reunido para discutir a sequência do caminho de Francisco. Jorge Bergoglio foi único, abriu um caminho que o povo católico não pode recuar”.
Papa Francisco deixa legado de transformação na Igreja Católica
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
LEIA MAIS
Quem será o novo papa e como ele será escolhido? INFOGRÁFICO explica
VÍDEO: veja momento que sino da Basílica de São Pedro tocou para anunciar morte do papa Francisco
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Do funeral ao Conclave: quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Sé vacante, camerlengo e Colégio dos Cardeais: saiba quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
VÍDEOS: brincadeiras, quebra de protocolos e a descontração do Papa Francisco
Pulmão, intestino e mais: os problemas de saúde enfrentados por Francisco
VÍDEOS: 9 vídeos que resumem o papado de Francisco
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.