A Marinha do Brasil envia a fragata Defensora para a África para participar dos exercícios Obangame Express e GUINEX V

Como parte de sua participação nos exercícios internacionais Obangame Express 2025 e GUINEX V, a Marinha do Brasil (MB) destacou a fragata classe Niterói Defensora (F-41), que zarpou em 18 de abril da Base Naval do Rio de Janeiro com destino à costa oeste da África. A missão, que terá duração de aproximadamente três meses, busca fortalecer a cooperação marítima com as nações africanas, contribuir para a segurança no Atlântico Sul e consolidar a presença estratégica do Brasil na região.

Em sua primeira fase, a fragata participará do exercício Obangame Express 2025, um exercício multinacional liderado pelos EUA que reúne marinhas da África, Europa e América do Norte para enfrentar ameaças transnacionais, como pirataria, tráfico de drogas e outras atividades ilícitas. O MB participa desta iniciativa desde 2014, com o objetivo de melhorar a interoperabilidade e a preparação conjunta.

A fragata realizará então a Operação GUINEX V, uma iniciativa anual desenvolvida pela Marinha do Brasil desde 2021. Esta missão busca fomentar a cooperação com os países ao longo da costa atlântica da África, apoiar o desenvolvimento de capacidades navais locais e fortalecer a vigilância e a proteção das águas jurisdicionais e dos recursos marítimos.

Durante a missão, serão realizados exercícios táticos combinados, patrulhas navais, inspeções de navios, treinamentos com marinhas amigas e atividades diplomáticas, como recepções a bordo e intercâmbios técnicos. Essas atividades serão realizadas em consonância com os princípios da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS) e visam projetar o poderio naval do Brasil e promover a estabilidade regional.

Fragata Defensora F 41. Foto cortesia: Poder Naval do Brasil

O comandante da 1ª Divisão de Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, enfatizou que o destacamento reafirma o compromisso do Brasil com a cooperação internacional e a segurança marítima, afirmando: “Esta é uma missão de valor estratégico, que projeta nosso poderio naval e consolida o Brasil como um parceiro confiável e atuante”.

Concluídas as operações, a fragata Defensora deverá retornar ao Brasil em julho. Sua participação reafirma o compromisso do país com a diplomacia naval, a cooperação internacional e a proteção de seus interesses estratégicos no Atlântico Sul, ao mesmo tempo em que fortalece o papel da MB como instrumento de integração regional e estabilidade marítima.

*Créditos da imagem: Marinha do Brasil.-

Você pode estar interessado em: A Marinha do Brasil dará continuidade à compra dos dois navios de assalto anfíbio que o Reino Unido desativará em breve

La entrada A Marinha do Brasil envia a fragata Defensora para a África para participar dos exercícios Obangame Express e GUINEX V aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.