A Austal está avançando na construção de cinco novos rebocadores de busca e salvamento da classe Navajo para a Marinha dos EUA

Com o batismo do futuro USNS Billy Frank Jr., o estaleiro Austal avança na construção do novo navio da classe Navajo e rebocadores de resgate para a Marinha dos EUA. Esta nova unidade, com número de casco T-ATS 11, é a sexta de sua classe a realizar tarefas de salvamento e resgate em apoio a operações de apoio a outras embarcações da Marinha dos EUA.

Com construção iniciada no final de 2023, o Billy Frank Jr (T-ATS 11) faz parte de um contrato assinado em meados de 2023 por um valor de US$ 79.200.000 entre a Austal e a Marinha dos EUA para aprofundar o processo de substituição da frota de navios das classes Safeguard e Powhatan. O estaleiro também confirmou o progresso na construção do futuro USNS James D. Fairbanks (T-ATS 13) e do USNS Solomon Atkinson (T-ATS 12); às quais seriam adicionadas as duas unidades contratuais restantes, cuja construção ainda não foi iniciada.

No caso específico do T-ATS 13, sua construção teve início em meados de 2024, refletindo não apenas o progresso sustentado do programa de modernização das capacidades de apoio da Marinha dos EUA, mas também o fortalecimento das capacidades industriais e operacionais que apoiam a força naval em suas tarefas de apoio logístico, resgate e resposta rápida em ambientes oceânicos.

A classe Navajo

A classe Navajo é a próxima geração de rebocadores, cuja missão principal é a busca e o resgate de embarcações encalhadas ou desativadas em alto mar. Os navios têm um deslocamento de mais de 5.000 toneladas, um comprimento de 80 metros e uma boca de 59 metros. Sua tripulação é composta por 42 marinheiros, com alcance operacional aproximado de até 9.400 milhas náuticas.

A Austal também explica que seu grande convés permite a instalação de vários sistemas intercambiáveis ​​e autônomos, e também pode fornecer resposta a derramamentos de óleo, assistência humanitária e vigilância de longo alcance, bem como iniciativas futuras para capacidades modulares com serviços logísticos e interfaces apropriados.

Com a construção de diversas unidades em andamento e a capacidade de se adaptar a vários cenários operacionais, a classe Navajo representa um passo firme em direção à renovação das capacidades de suporte da Marinha dos EUA. Esses novos rebocadores não apenas fortalecem as tarefas de resgate e logística, mas também estabelecem a base para uma frota mais versátil e resiliente, pronta para operar nos crescentes desafios do ambiente marítimo global.

Você pode estar interessado em: A Marinha dos Estados Unidos comissiona o USS Iowa, o 24º submarino de ataque nuclear da classe Virginia

La entrada A Austal está avançando na construção de cinco novos rebocadores de busca e salvamento da classe Navajo para a Marinha dos EUA aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.