Primeiro rodeio crioulo com zero emissão de carbono ocorrerá no RS

As emissões de carbono agravam o efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas que acarretam secas e tempestades. Nos rodeios crioulos, a liberação do gás pode acontecer de várias formas: competidores que se deslocam de carro e caminhão, e geradores de energia, por exemplo, emitem gás carbônico.

Para reduzir o impacto ambiental deste tipo de evento, foi criada uma prática sustentável que consiste na neutralização de todo o carbono emitido durante as atividades. Foi o que fez o XVIII Rodeio Crioulo Internacional de Imbé, no litoral norte do RS, certificado pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) como um evento neutro em emissão de carbono.

É a primeira vez que uma atividade do gênero tradicionalista recebe esse tipo de certificação no estado. Pelos cálculos da organização, o rodeio que será realizado de 8 a 11 de maio, no Parque Municipal de Eventos, em Santa Terezinha, deve emitir 70 toneladas do gás.

O secretário de Turismo de Imbé, no Litoral Norte do RS, Adriano Pacheco, disse que o certificado foi adquirido em uma parceria com uma empresa que comercializa painéis solares. Essa empresa adquiriu os créditos de projetos ambientais que precisam desses recursos para financiar suas práticas sustentáveis, como recuperação de áreas degradadas e implantação de energia renovável.

Ou seja, se de um lado quem mantém os projetos ambientais vende os créditos para manter as iniciativas sustentáveis. De outro, eventos e atividades que geram o gás poluente compram esses créditos para compensar as emissões.

O Rodeio Crioulo Internacional de Imbé contará uma programação recheada de atrações, como shows, bailes, provas campeiras e artísticas. Entre as apresentações, haverá shows e bailes com João Luiz Corrêa, César Oliveira & Rogério Melo, Felipi Coelho, Quarteto Coração de Potro, JJSV e Estação Fandangueira. (Veja abaixo)

O post Primeiro rodeio crioulo com zero emissão de carbono ocorrerá no RS apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.