Inscrições abertas! Tudo que você precisa saber para participar do edital CCBB 2026/27


Artistas, produtores, curadores e articuladores culturais podem inscrever seus projetos até o final de maio. Confira todos os detalhes neste guia! Já pensou em levar o impacto de seu projeto para alguns dos centros culturais mais visitados do país? A ótima notícia é que você tem um parceiro importante: o Banco do Brasil acredita no potencial transformador da cultura. Por isso, abre as portas das unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), espalhadas pelo país, para talentos nas mais diferentes áreas.
Produtores, artistas, curadores e articuladores de qualquer região do Brasil podem se inscrever até 26 de maio no Edital de Patrocínio CCBB 2026/27. Mesmo que não seja um produtor consolidado, artista conhecido ou esteja em grandes centros do país, o edital é uma importante vitrine para seu projeto.
Isso porque os contemplados poderão compor as agendas de unidades nos próximos dois anos. Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo estão na rota de novos talentos brasileiros em investimentos que chegam a R$ 60 milhões a cada 12 meses.
Os Centros Culturais do Banco do Brasil são espaços que buscam ampliar a conexão da população com a cultura em toda sua diversidade, em uma programação regular, acessível e multidisciplinar.
Veja as áreas contempladas no edital
O BB apoia a cultura pois entende sua importância social e potencial transformador dela. Aposta, então, em uma seleção plural, que atenda todas as regiões do país e tem potencial de revelar talentos ainda pouco conhecidos.
Os projetos que serão contemplados no Edital de Patrocínio CCBB 2026/27 serão distribuídos nas seguintes áreas:
Exposição: para projetos de mostra coletiva ou individual

Artes Cênicas: contempla teatro adulto, teatro infantil ou infantojuvenil, performance, ópera, musical, circo e dança. Podem ser inscritos projetos individuais ou em formatos de festival ou mostra

Música: destinado a realização de festivais ou série de shows (conjunto de apresentações musicais organizadas sob um eixo curatorial comum)

Cinema: especial para mostras de filmes organizadas sob um eixo curatorial comum

Educação e Mediação: contempla projetos de arte e educação, com longa duração, que abrangem áreas como mediação de exposições, oficinas livres, rodas de leitura, contação de histórias, formação e capacitação, entre outros.
Todos os projetos devem estar alinhados às diretrizes da curadoria CCBB, promovendo diálogo, experiências e pluralidade. Além da aderência ao eixo curatorial, outros critérios para escolha serão relevância do projeto para artistas e público, viabilidade financeira, viabilidade técnica nos centros culturais e acessibilidade.
Confira tudo sobre o Edital de Patrocínio CCBB 2026/27:
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever pessoas físicas (com CPF) e pessoas jurídicas (com CNPJ) com ou sem fins lucrativos, incluindo MEI, instituições, empresas, fundações e associações.
É necessário ter CNPJ?
Para se inscrever, não é obrigatório ter CNPJ. No entanto, para a contratação, é necessário indicar uma empresa brasileira habilitada para executar o projeto.
É necessário ter conta no Banco do Brasil?
Não é necessário ter conta no BB. Mas, caso o projeto seja selecionado, a empresa responsável pela execução precisará ter conta no Banco do Brasil para a contratação.
O projeto precisa estar na Lei Rouanet?
Não. Não é obrigatório que o projeto esteja inscrito em lei de incentivo. E, se desejar se inscrever posteriormente na Lei Rouanet, também não há problema.
Posso me inscrever mesmo não morando em cidades onde há CCBB?
Sim. Projetos de qualquer local do Brasil podem se inscrever – o importante é que a execução aconteça em uma das unidades dos CCBBs. Em Salvador, enquanto a sede está em reforma, os projetos são realizados em espaços culturais parceiros.
Como sei se meu projeto se encaixa nas áreas contempladas?
O edital aceita projetos nas áreas de exposição, artes cênicas (teatro, dança, circo), música, cinema e educação/mediação. É importante que o projeto esteja alinhado com os temas e diretrizes do eixo curatorial, como diversidade, inclusão e impacto social. Caso o projeto envolva mais de uma linguagem, deve ser inscrito na área que melhor o representa, indicando as demais no campo de “multidisciplinariedade”.
Se meu projeto for selecionado, é garantia que será realizado?
Não, as contrapartidas oferecidas, programação de cada centro cultural e as negociações entre as partes definirão se o projeto será realizado. O Banco do Brasil se reserva ao direito de decidir pela realização ou valor do aporte destinado a cada projeto.
Meu projeto foi selecionado no último edital, mas não foi realizado. Posso inscrever novamente?
Projetos já selecionados em editais anteriores podem não ter sido realizados por uma série de fatores como grade de programação ou agenda de artistas, por exemplo. Portanto, eles podem ser inscritos novamente.
Meu projeto precisa ser inédito?
Os projetos selecionados não precisam ser inéditos nacionalmente, mas devem ser inéditos na cidade (ou nas cidades) onde pretendem ser apresentados.
Posso fazer uma turnê musical, mesmo sem lançamento de álbum?
Não, apenas serão selecionadas turnês musicais vinculadas ao lançamento de um álbum.
Será possível realizar um projeto com cobrança de ingresso?
Sim, no entanto, essa cobrança deve seguir os preços e regras de meia-entrada do CCBB.
Para garantir equidade de oportunidades para candidatos de todas as regiões, o BB preparou um espaço virtual de formação para o edital, com vídeos e textos. Além disso, serão realizados sete encontros presenciais nas diferentes regiões do país. Acesse o site do Circuito Edital BB de Cultura e saiba como participar.
Fique ligado!

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, exclusivamente pelo site bb.com.br/patrocinios. Entre os meses de junho e setembro, os projetos serão avaliados pela comissão julgadora. A relação dos projetos selecionados será publicada até o mês de outubro, no site.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.