Coreia do Sul busca impulsionar a construção local de cinco novos contratorpedeiros classe Arleigh Burke para a Marinha dos EUA

No âmbito da entrega de um navio equipado com o sistema de combate AEGIS, o estaleiro HD Hyundai Heavy Industries (HD HHI), da Coreia do Sul, buscaria se posicionar como um ator-chave diante de uma possível abertura do mercado de unidades militares para equipar a Marinha dos Estados Unidos. Embora essa informação ainda não tenha sido confirmada, os planos do país norte-americano para revitalizar sua indústria naval, reduzir custos e buscar novos parceiros podem gerar expectativas sobre uma maior cooperação com a Coreia do Sul.

Com base em diversos relatórios, a Marinha dos Estados Unidos planeja construir 364 navios nos próximos 30 anos, em resposta à necessidade de conter o crescimento naval da República Popular da China. No entanto, embora o objetivo seja construir pelo menos 12 navios por ano, o andamento desses projetos tem apresentado atrasos por diversos motivos. Como exemplo, apenas dois estaleiros norte-americanos — General Dynamics e Huntington Ingalls Industries — constroem contratorpedeiros AEGIS da classe Arleigh Burke, mas sua capacidade anual não supera dois navios, muito aquém da demanda projetada pela U.S. Navy.

Da mesma forma, hoje o Japão e a Coreia do Sul são os únicos que fabricam contratorpedeiros equipados com o sistema de combate Aegis do mesmo tipo que os dos Estados Unidos, mas os estaleiros sul-coreanos poderiam fazê-lo a um custo menor e com um prazo de entrega 33% inferior ao dos estaleiros norte-americanos. “Contamos com mais de 250 engenheiros capazes de projetar e construir contratorpedeiros Aegis com o mesmo nível de desempenho que os norte-americanos”, afirmaram representantes do estaleiro.

Em consonância com isso, Jeong Woo-man, diretor executivo da Divisão de Navios Especiais da HD HHI, afirmou que suas instalações podem produzir ao menos um contratorpedeiro AEGIS da classe Arleigh Burke (9.800 toneladas) por ano, e que essa capacidade poderia ser expandida para até cinco unidades anuais, caso se aprofunde a cooperação com os Estados Unidos.

Além disso, a empresa também estaria buscando aprofundar os negócios de manutenção e reparo (MRO) de navios da Marinha dos Estados Unidos. Esse projeto norte-americano tem como objetivo realizar esse tipo de serviço em estaleiros de países aliados, reduzindo o tempo de inatividade e os custos, ao mesmo tempo em que melhora a disponibilidade operacional. Como parte dessa iniciativa, recentemente o estaleiro Hanwha Ocean concluiu o primeiro serviço de manutenção do navio logístico USNS Wally Schirra (T-AKE-8) da Marinha dos EUA.

Você pode estar interessado em: A Navantia modernizará o navio de assalto anfíbio Tipo 071E HTMS Chang, construído pela China para a Marinha Tailandesa

La entrada Coreia do Sul busca impulsionar a construção local de cinco novos contratorpedeiros classe Arleigh Burke para a Marinha dos EUA aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.