Quanto tempo dura a gripe? Entenda a evolução da doença

“Xô” gripe! Veja quanto tempo os sintomas duram e como se recuperar mais rápido. — Foto: Pavel Danilyuk/ND

O vírus da gripe é altamente contagioso e afeta, principalmente, as vias respiratórias. Ele costuma se espalhar durante os meses mais frios e apresenta sintomas que deixam o corpo mais fraco e indisposto. Mas afinal, quanto tempo dura a gripe?

Dependendo da idade e dos cuidados que se tem quando se está contaminado com o vírus da gripe, os sintomas podem variar a intensidade e tempo de duração. Confira abaixo como se cuidar, acelerar a recuperação e entender a evolução da doença.

Quanto tempo dura a gripe?

Os sintomas do vírus da gripe podem iniciar após dois dias do vírus infectar um indivíduo e durar de 7 a 10 dias, dependendo do quadro de saúde do indivíduo e os cuidados para recuperação.

O Ministério da Saúde (MS) orienta que pessoas com sintomas da gripe evitem sair de casa por um período de 7 dias do início dos sintomas, período considerado mais crítico e de grande transmissão.

Quais os sintomas do vírus da gripe?

Conheça os sintomas da gripe que são mais comuns e outros que são mais graves. — Foto: Imagem gerada por IA/ND

Os sintomas da gripe podem variar conforme a idade do indivíduo e os cuidados com o tratamento. Em resumo, existem sintomas mais comuns de aparecer, como:

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

Há outros sintomas que também podem aparecer no quadro de gripe e também as complicações que o vírus da gripe pode causar, como um quadro de pneumonia.

Como o vírus é transmitido?

O vírus da gripe pode ser transmitido pela tosse, espirro ou o contato entre indivíduos contaminados. Existem formas eficazes e rápidas para auxiliar no tratamento e recuperação.

Assim, como existem também alimentos que não são indicados durante esse período de gripe, pois é o momento que o corpo necessita ainda mais de nutrientes e reposições de vitaminas.

*Com informações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.