Três autoras catarinenses são as vencedoras do 3º Concurso Literário Artêrinha

A 3ª edição do Concurso Literário Artêrinha, iniciativa que incentiva a produção de literatura infantil e juvenil contemporânea, anunciou as três obras vencedoras, selecionadas entre as mais de 500 inscritas.

  • “O Ganso & o Galo/O Galo & o Ganso”, de Isabella Andreani, autora de Balneário Camboriú, com ilustrações de Ingrid Islabão; 
  • “Tudo fora do lugar”, escrito e ilustrado por Julia Becker, de Florianópolis; 
  • “Entre lugares: onde estão as crianças na cidade”, de Cristiane Theiss, com ilustrações de Juliana Gatto, de Blumenau.

As vencedoras terão suas publicações patrocinadas integralmente pela editora.

Entre as premiadas está a escritora, advogada e atriz Isabella Andreani, que se inspirou em uma lembrança da infância para escrever “O Ganso & o Galo/O Galo & o Ganso”. 

Ela conta que a história é “levemente baseada em fatos reais”, já que, certa vez, seu pai apareceu em casa com um ganso, que acabou sendo levado para um sítio onde também havia vários animais, entre eles, um galo. 

A partir dessa memória, Isabella construiu uma narrativa sensível sobre o luto e o valor da amizade. 

“Quero transmitir que é possível ser feliz e seguir em frente, mesmo após viver um processo de luto. É fundamental se permitir sentir tudo o que esse momento traz, raiva, tristeza, angústia, saudade e, surpreendentemente, até alegria. Sentir faz parte da cura, e acolher essas emoções é um passo importante para seguir adiante”, afirma. 

Este é seu primeiro livro infantil publicado, mas ela relembra que, aos 10 anos, já tinha escrito sua primeira história à mão.

Outra obra vencedora que nasceu de lembranças do tempo de criança é “Tudo fora do lugar”, da escritora, arquiteta e ilustradora Julia Becker.

“Até hoje estou sempre perdendo meus lápis, presilhas e chaves, mas quando criança achava misterioso o desaparecimento e o reaparecimento dessas coisas. Parecia haver uma força mágica por trás disso. Com delicadeza, esse livro oferece um verdadeiro abraço nos pequenos sonhadores atrapalhados, incentivando-os a deixar a imaginação fluir, perceber a magia do cotidiano e, de forma sutil, encarar seus medos”, conta Julia. 

Embora sempre tenha se sentido à vontade para contar histórias por meio de ilustrações, ela revela que foi surpreendida pela fluidez com que o texto se desenvolveu. “Ver o material tomando forma foi uma das melhores sensações da minha vida. A partir dele, encontrei meu lugar e meu caminho.”

A obra “Entre lugares: onde estão as crianças na cidade” nasceu a partir da pesquisa de doutorado da professora e autora Cristiane Theiss Lopes, na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Ele trata, com sensibilidade e olhar crítico, da ausência de espaços adequados para a infância em ambientes públicos e privados. 

“Quando li a tese da minha amiga, logo disse que precisava virar um livro infantil, algo que pudesse circular entre as crianças e estimular conversas criativas sobre como repensar os espaços para elas”, conta Juliana Gatto, ilustradora da obra. 

Ela destaca, inclusive, os desafios do processo criativo.

“A cena mais difícil de ilustrar foi aquela em que, do lado de fora, quem podia brincar, majoritariamente, eram os meninos. A rua já não é pensada para acolher as infâncias e, mesmo nos espaços que existem, é muito mais comum ver meninos brincando do que meninas”.

O Concurso Literário Artêrinha reafirma o compromisso da Editora Appris com a valorização da literatura infantil nacional, ao incentivar novos talentos e contribuir para a formação de leitores desde os primeiros anos. 

Por meio de livros que encantam, educam e refletem a pluralidade da infância brasileira, o selo já publicou quase 200 títulos em apenas três anos. Combinando qualidade editorial e sensibilidade artística, as obras dialogam com o universo infantojuvenil de maneira lúdica e enriquecedora. 

Nascida do desejo de autores com expertise em educação, psicologia e ciência, a Artêrinha promove histórias que abordam temas essenciais como diversidade, empatia e conhecimento, sempre acompanhadas por ilustrações envolventes e projetos gráficos cuidadosamente desenvolvidos, marca da excelência que define a Editora Appris.

Cristiane Gomes, curadora do selo Artêrinha, disse que a Editora Appris ampliou seu olhar para as infâncias por meio da Artêrinha, que valoriza obras infantis capazes de unir conhecimento, inclusão e diversidade, sem perder a magia da literatura. 

“O selo transforma o saber em encantamento, oferecendo narrativas que instruem e encantam ao mesmo tempo. Ao longo de sua trajetória, a Artêrinha já realizou três concursos literários que revelaram novas vozes e talentos, fortalecendo seu compromisso com a renovação da literatura infantil nacional. Trabalhando com ilustradores talentosos, apostamos também na força das imagens, reconhecendo que a qualidade visual é tão essencial quanto o conteúdo textual. Cada concurso representa uma nova oportunidade de aproximar o rigor acadêmico da literatura infantil de qualidade, sempre com o cuidado editorial que se tornou marca registrada da Appris”, explica.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Appris conta com cinco selos editoriais, das mais diversas áreas técnicas, científicas e literárias. Com 14 anos no setor e a experiência de seus editores, que atuam há mais de 35 anos no mercado editorial, a Appris possui um catálogo com mais de 12 mil obras publicadas e que continua a crescer com uma média de 70 lançamentos por mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.