Salesforce anuncia disponibilidade geral do Agentforce

A Salesforce, líder global do mercado de CRM, anunciou nesta terça-feira, 29, a disponibilidade geral do Agentforce, uma nova camada da sua plataforma que permite às empresas criarem e implantarem agentes de IA que atuam de forma autônoma. 

O serviço havia sido lançado em setembro e, agora, está disponível para todos os clientes custando a partir US$ 2 por conversa, com a possibilidade de descontos de acordo com o volume.

Segundo a companhia, a solução vai além de chatbots e copilotos, usando habilidades avançadas de raciocínio para tomar decisões e realizar ações como resolver casos de clientes, qualificar leads de vendas e otimizar campanhas de marketing. 

Sem depender do envolvimento humano para realizar o trabalho, esses agentes podem ser acionados por mudanças em dados, regras de negócios, automações predefinidas ou sinais por meio de chamadas de API de outros sistemas.

A criação de instruções e proteções é feita através de linguagem natural.

Como já está integrado à plataforma da companhia, o Agentforce permite a transformação de fluxos, modelos de prompt, Apex e APIs já existentes em ações, conectando dados corporativos, modelos de segurança e automações — incluindo ferramentas nativas como Data Cloud, Slack e MuleSoft. 

“Construído com base na tecnologia confiável e totalmente personalizável da Salesforce Platform – integrando perfeitamente dados corporativos, metadados, modelos de IA, fluxos de trabalho, segurança e aplicativos – o Agentforce é o que a IA deveria ser”, afirma Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce. 

Além disso, o Agentforce inclui agentes prontos para uso, que podem ser customizados e implantados com ferramentas low-code ou no-code.

O primeiro deles é o Agentforce Service Agent que, segundo a companhia, lida com uma ampla gama de tarefas, das simples às complexas, com tópicos e ações predefinidas para suporte ao cliente. 

Outros casos de uso são no varejo, com tópicos de gerenciamento de pedidos, ou no setor financeiro, com tópicos de suporte de cobrança e pagamento.

Somente no evento Dreamforce 2024, recentemente realizado nos Estados Unidos, clientes da Salesforce construíram 10 mil agentes autônomos utilizando a plataforma.

Entre as companhias que já estão utilizando a ferramenta, estão: OpenTable, uma empresa de serviços de reserva de restaurantes on-line; Saks, uma plataforma de comércio eletrônico de luxo; e Wiley, uma editora focada na publicação de livros e periódicos da área acadêmica.

CONCORRÊNCIA

A Microsoft também anunciou que vai liberar em novembro uma prévia dos seus agentes baseados em IA, com disponibilidade geral prevista para o início de 2025.

Segundo a empresa, a ideia é que o assistente envie e-mails, gerencie registros e realize outras ações em nome dos funcionários das companhias para que eles tenham tempo para atividades mais cruciais nas áreas de vendas, suporte ao cliente, cadeia de suprimentos e contabilidade.

O produto coloca a Microsoft em rota direta de colisão com a Salesforce. Hoje, as duas multinacionais competem no nicho de software para gestão de relacionamento com o cliente, mas a Salesforce é indiscutivelmente a líder no segmento, sendo dona de mais ou menos um quarto do mercado, segundo os números do Gartner. 

A tecnologia de IA e os agentes virtuais, no entanto, prometem sacudir toda a lógica dos softwares de CRM, incluindo inclusive a maneira pela qual o seu uso é cobrado. 

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