Jair Júnior pode ser expulso do Podemos, mas ainda tem chance de evitar o processo

Jair Júnior pode ficar sem mandato e sem partido se processos de impeachment e expulsão avançarem

Vice-prefeito de Lages, Jair Júnior enfrenta novo desafio com decisão do Podemos em expulsá-lo – Foto: Rede Social/ND

O vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, pode evitar uma expulsão do Podemos caso prefira desfiliação voluntária da sigla. Essa é a opção que se discute na executiva nacional em relação a Júnior. A intenção é evitar que ele carregue a marca de político expulso do partido que é filiado atualmente.

Na noite desta quarta-feira (16), a executiva estadual se reuniu, em Florianópolis, para discutir o futuro de Júnior na sigla. O partido decidiu dar seguimento ao processo de expulsão do vice-prefeito. O pedido será encaminhado para à executiva nacional, responsável por julgar processos internos.

A acusação contra Jair Júnior

A reunião dos líderes do Podemos em Santa Catarina aconteceu após o Ministério Público de Santa Catarina oferecer denúncia contra o vice-prefeito, acusado de violência doméstica contra a ex-namorada.

Além de suspeita de agressão, pesa sob ele a acusação de cárcere privado por pelo menos 12 horas contra a ex-companheira. O caso foi registrado em 22 de março, quando Jair Júnior foi preso em flagrante, mas pagou fiança e foi liberado.

Futuro no serviço público

Jair Júnior se licenciou do cargo de vice-prefeito, alegando que iria se dedicar de forma integral à sua defesa. Na época, ocupava também a presidência da Semasa (Secretaria Municipal de Águas e Saneamento), de onde foi exonerado pela prefeita Carmen Zanotto (Cidadania).

O vice-prefeito enfrenta ainda um processo de impeachment apresentado na Câmara de Vereadores. Ao todo, dois pedidos chegaram no legislativo local. Um avançou com eleição de uma comissão que faria análise.

Jair Júnior ingressou na Justiça e conquistou uma liminar, suspendendo os trabalhos do grupo de vereadores responsáveis pela análise do pedido de impeachment.

Prefeita se manifestou sobre o companheiro de chapa

Carmen Zanotto defende renúncia do vice-prefeito Jair Junior

Prefeita de Lages, Carmen Zanotto defende renúncia do vice-prefeito Jair Junior, acusado do violência doméstica e cárcere privado contra ex-namorada – Foto: Leo Munhoz/ND – Foto: Carmen Zanotto defende renúncia do vice-prefeito Jair Junior

Nesta semana, a prefeita Carmen Zanotto se manifestou ao ND MAIS, sobre o assunto. Ela reafirmou que fez o que podia enquanto chefe do executivo. Zanotto também defendeu que Júnior deveria renunciar ao cargo, mas salientou que é uma decisão pessoal dele.

A prefeita destacou ainda que, embora condene os atos vinculados a Jair Júnior, mantém relação harmônica com o Podemos, a presidente da sigla em Santa Catarina, deputada estadual Paulinha, e o deputado Lucas Neves, que representa a região Serrana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.