Itajaí bate recorde na geração de empregos

Os números são otimistas para quem busca uma colocação no mercado de trabalho em Itajaí. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam um cenário de oportunidades. Em fevereiro deste ano, foram registradas 10.798 admissões, o maior número de contratações nos últimos cinco anos. O saldo entre admissões e desligamentos no mesmo período atingiu 2.427 vagas.

Com esses números, o município se consolida como um dos principais polos econômicos e de geração de emprego do estado. No levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o setor de serviços lidera com folga a geração de novos empregos. Com 6.297 admissões e 4.627 desligamentos, o setor encerrou fevereiro com 1.670 novas vagas formais. A alta reflete a forte demanda em áreas como transporte, logística, turismo, tecnologia e atendimento. 

Por sua vez, a indústria e o comércio também colaboraram com os bons índices. Na indústria foram 281 vagas, e no comércio, 261 oportunidades criadas no mesmo mês. A construção civil ofertou 104 novas vagas, enquanto o setor agropecuário registrou 111 novos empregos. 

Qualificação da mão de obra
Os dados indicam que profissionais com ensino técnico ou superior têm sido os mais procurados pelas empresas, evidenciando a crescente exigência por qualificação no mercado formal. Para atender a essa demanda e estimular a empregabilidade, o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, aposta no Programa Qualifica+ Itajaí, que visa ampliar a capacitação de jovens e adultos e preparar a mão de obra local para as novas exigências do mercado. 

O cenário atual reflete a diversidade da economia local, as políticas públicas e o fortalecimento do setor privado. Embora o desempenho seja otimista, especialistas alertam para os desafios que ainda precisam ser enfrentados, como a adaptação à automação, a digitalização dos serviços e a constante atualização da força de trabalho. 

Jovens de 18 a 24 anos representaram o maior grupo entre as admissões, evidenciando o papel essencial da nova geração na dinâmica de desenvolvimento da cidade. Admissões nessas faixas específicas indicam também maior participação de jovens entrando no mercado ou oportunidades predominantes para trabalhadores mais qualificados. 

Por outro lado, a diminuição significativa na faixa seguinte, entre 25 e 29 anos, pode refletir uma busca do mercado por indivíduos (18 a 24 anos) que aceitam o mesmo trabalho por salários menores. A preocupação, novamente, é com a qualificação desses jovens, para favorecer esse segmento etário e residente a ocupar lugar de destaque no mercado local. 

Feirão Emprega Já
Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Emprega Já, ocorrido em 22 de março deste ano, teve um retorno positivo tanto das empresas participantes quanto dos trabalhadores presentes. 

Realizado no átrio da prefeitura, a iniciativa se destacou como um forte elo entre quem busca uma chance no mercado de trabalho e os empregadores à procura de novos talentos. 

O feirão encaminhou 650 pessoas para entrevistas e oportunidades reais de emprego, além de disponibilizar auxílio para elaboração de currículos. Ao todo, mais de 1,3 mil currículos foram registrados. 

“Itajaí continua demonstrando sua capacidade de atrair investimentos e manter crescimento sustentável na geração de empregos formais. Contudo, desafios como a adaptação à automação e a qualificação profissional permanecem relevantes para sustentar os resultados alcançados. Itajaí reafirma, assim, sua vocação como um dos motores econômicos de Santa Catarina, oferecendo oportunidades e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da região”, enfatiza o diretor de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcos Luiz Pessatti

O post Itajaí bate recorde na geração de empregos apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.