Xiaomi investe em equipe para acelerar desenvolvimento de chip mobile próprio

Em uma iniciativa cujo intuito é trazer benefícios a longo prazo, Xiaomi investe em equipe para acelerar desenvolvimento de chip mobile próprio.

Chipsets Qualcomm e MediaTek devem continuar subindo de preço, e este é o momento ideal para a chinesa acelerar seus esforços de desenvolvimento dos próprios semicondutores, reduzindo a dependência de outros grandes nomes do segmento.

Segundo o relatório mais recente, a Xiaomi formou uma equipe dedicada à criação de chips personalizados e, como era de se esperar, o projeto será encabeçado por um ex-diretor sênior da Qualcommum veterano da área.

Antes desta publicação compartilhada pela mídia internacional, havia indícios de que a chinesa estava finalizando o tape-out de um SoC (System-on-a-Chip) de 3 nm.

Para quem está por fora do que significa a finalização do tape-out de um SoC, colocando em termos simples, é basicamente o término da fase de projeto do chip e o envio para as fábricas — etapa que ainda pode demorar mais algum tempo até chegar ao mercado.

Leia mais

  • Xiaomi anuncia fones de ouvido Redmi Buds 7S
  • Xiaomi confirma chegada do POCO M7 Pro 5G ao Brasil
  • Novo ar-condicionado da Xiaomi direciona o vento para onde você está

Com projeto avançado, Xiaomi investe em equipe para acelerar desenvolvimento de chip mobile

Estimativas iniciais apontam para um lançamento ainda em 2025; contudo, como estamos próximos do término do primeiro semestre do ano, é improvável que a Xiaomi consiga agilizar esta fase rápido o suficiente.

De toda forma, a equipe comandada por Qin Muyun, ex-executivo da Qualcomm, está confiante de que será possível desenvolver um chipset competitivo do zero.

Muyun está respondendo diretamente ao CEO Lei Jun, fato que indica monitoramento rigoroso e constante.

Espera-se um SoC de 4 nm com desempenho comparável ao Snapdragon 8 Gen. Caso não consiga ser disponibilizado ainda neste ano, indícios apontam que ele chegará ao mercado até, no máximo, 2026.

Dados os investimentos altos para desenvolver um chipset do zero, começar com um projeto de 4 nm é uma jogada estratégica, permitindo que a equipe da Xiaomi ganhe experiência antes de avançar para criações futuras — o que reduzirá custos quando finalmente desenvolver um chip de 3 nm.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Conteúdo Relacionado
POCO X7 Pro é mais um acerto da Xiaomi!

Ótimo celular

POCO X7 Pro é mais um acerto da Xiaomi!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.