Secretaria de Saúde emite alerta após encontrar espécie de escorpião ‘fatal’ em SC

Barra Velha encontra espécie de escorpião 'fatal'

Secretaria de Saúde emite alerta após encontrar espécie de escorpião ‘fatal’ em SC – Foto: Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha, no Norte de Santa Catarina, emitiu um alerta epidemiológico após a identificação de quatro escorpiões amarelos no bairro Itajuba.

O animal é considerado altamente venenoso, com risco de morte principalmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Segundo a prefeitura, a primeira denúncia foi feita por moradores há cerca de 30 dias. O escorpião foi capturado ainda vivo pelos próprios residentes e encaminhado à Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) para análise.

“Quando confirmamos o grau de periculosidade da espécie, iniciamos o mapeamento da área, onde foram localizados mais três exemplares”, afirmou Angelita Lourenço, enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município.

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a Secretaria de Saúde do município - Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

1
2

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a Secretaria de Saúde do município – Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

Bióloga explica que a picada do animal encontrado em Barra Velha ocorre de forma acidental e pode ser letal - Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

2
2

Bióloga explica que a picada do animal encontrado em Barra Velha ocorre de forma acidental e pode ser letal – Prefeitura de Barra Velha/Divulgação/ND

A presença do animal em ambiente urbano acende um sinal de alerta, já que o escorpião amarelo costuma se abrigar em locais como esgotos, entulhos e frestas de construções.

A bióloga da Dive, Francine Lunelli, explica que a picada do animal ocorre de forma acidental e pode ser letal. “São animais que inoculam veneno por meio de um ferrão localizado na cauda”, disse.

A Secretaria de Saúde orienta a população a adotar medidas de prevenção e reforça que denúncias devem ser feitas pelo WhatsApp, no número (47) 99638-1879.

Recomendações de prevenção:

  • Manter o domicílio limpo;
  • Remover entulhos e restos de construção;
  • Vedar soleiras de portas e cobrir ralos de chão, pias e tanques;
  • Verificar roupas e calçados antes de usá-los;
  • Manter camas afastadas da parede;
  • Rebocar paredes e muros para eliminar frestas;
  • Utilizar luvas e calçados fechados ao fazer jardinagem ou limpeza externa.

O que fazer em caso de picada do escorpião?

A orientação é procurar atendimento médico imediatamente e informar a Secretaria de Saúde do município. Deve-se lavar o local da picada com água e sabão, sem espremer ou tentar sugar o veneno. Se possível, o animal deve ser fotografado para identificação da espécie.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.