O Parlamento sueco autoriza acordos com o Peru para a venda de 12 caças JAS-39 Gripen E/F

Após a recente seleção do JAS-39 Gripen E/F pela Força Aeroespacial Colombiana, a Suécia está buscando redobrar seus esforços para posicionar o caça Saab como uma opção sólida para outras forças regionais. Isso se reflete na proposta de orçamento mais recente apresentada ao Parlamento sueco, que autoriza o governo sueco a firmar um acordo intergovernamental com o Peru para a venda de até 12 caças Gripen, juntamente com outros equipamentos militares.

Assim como outros países da região, como Argentina e Colômbia, o Peru também enfrenta um desafio semelhante em termos de renovação de sua aviação de combate. A Força Aérea Peruana (FAP) atualmente usa os antigos Mirage 2000 e MiG-29 como suas principais aeronaves de combate, que são de disponibilidade limitada.

Por isso, a força está promovendo um grande plano de renovação de equipamentos, que se baseia na aquisição de uma nova plataforma de combate. Conforme afirmou o chefe da FAP, general da Força Aérea Carlos Enrique Chávez Cateriano, três modelos estão sendo avaliados atualmente: o F-16 Block 70 dos Estados Unidos, o Rafale francês e o JAS-39 Gripen sueco.

Entre os últimos marcos registrados no final do ano passado, o governo peruano aprovou o orçamento para a pasta da Defesa, que inclui o desembolso de S/12.970 milhões (US$ 3.422 milhões) para a aquisição de vinte e quatro (24) aeronaves de caça-bombardeiro para a Força Aérea Peruana (FAP).

Conforme declarado pelo Ministro da Defesa, Astudillo Chávez, em ocasiões anteriores, para destacar a importância desta compra, ele afirmou que: “

Nesse contexto, foi relatado hoje que o Riksdag, no âmbito das propostas orçamentárias, autorizou o governo sueco a firmar acordos com seu homólogo peruano com o objetivo de propor a venda de até 12 caças JAS-39 Gripen E/F. Além disso, a proposta incorporaria outros sistemas de defesa aérea, sem especificar quais, atualmente requeridos pelas Forças Armadas do Peru e que complementariam as aeronaves de combate.

Por fim, essa decisão do legislativo sueco deve ser enquadrada nos esforços regionais e internacionais em andamento do país para posicionar o Gripen da Saab como uma opção para renovar as alas de combate de diversas forças aéreas.

Embora ainda seja um candidato em potencial, se o Peru avançar no processo de seleção do Gripen, ele se juntará ao Brasil, principal e, até o momento, único operador do caça de fabricação sueca, ao qual recentemente se juntou a Colômbia. No entanto, por enquanto, apenas sua seleção foi confirmada — anunciada pelo próprio presidente Gustavo Petro — e ainda há contratos a serem assinados para confirmar o comprometimento do governo colombiano.

*Foto da capa usada como ilustração – Créditos: Força Aérea Brasileira (FAB).

Você pode estar interessado em: Aeronaves Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptaram um voo irregular vindo do Peru

La entrada O Parlamento sueco autoriza acordos com o Peru para a venda de 12 caças JAS-39 Gripen E/F aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.