Motos em passarelas: prefeitura multa mais de 50 condutores

Uma operação para coibir a circulação irregular de motocicletas em passarelas situadas ao longo da Avenida Brasil, terminou com 53 multas, nove motos removidas e a prisão de um condutor após a constatação de um mandado de prisão em aberto por débito de pensão alimentícia, nesta segunda-feira (14).

A ação foi realizada por equipes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Agentes do BRT Seguro e da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques prestaram apoio.

As autoridades atuaram nas imediações das estações do BRT Piscinão de Ramos, Rubens Vaz, Baixa do Sapateiro, Vigário Geral, Irajá e Fazenda Botafogo, no corredor TransBrasil.

Drones

O objetivo dos trabalhos foi impedir o uso indevido desses espaços por veículos motorizados, garantindo o ordenamento urbano e a segurança dos pedestres. O trabalho contou com o suporte de drones equipados com câmeras que auxiliaram no monitoramento aéreo e na identificação das infrações de trânsito, como apoio às equipes posicionadas em pontos estratégicos das estações.

Como resultado, diversos motociclistas foram abordados, totalizando 53 autuações por variadas infrações de trânsito, incluindo a circulação indevida em passarelas, ausência de capacete e outras irregularidades. Além disso, nove motocicletas também foram removidas.

“As fiscalizações foram intensificadas e nossas estratégias, revistas, justamente para combater o uso ilegal de motocicletas nas passarelas da cidade — especialmente em locais com maior índice de ocorrências. Além da atuação presencial dos agentes, passamos a contar com o monitoramento aéreo por drones, uma vez que muitos condutores tentam escapar da fiscalização ao perceber a presença das equipes. Seguiremos firmes neste trabalho, que é fundamental para a segurança dos pedestres e o cumprimento da lei”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

‘Chuva’ de autuações

Durante uma das abordagens, na estação Baixa do Sapateiro, um condutor foi preso e encaminhado à 21ª DP (Bonsucesso), após a constatação de um mandado de prisão em aberto por débito de pensão alimentícia.

Desde o início de 2025, a GM-Rio já contabiliza 245 autuações por circulação irregular de veículos em passarelas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.