Nova imagem revela estado de saúde de Bolsonaro após internação

 

Jair Bolsonaro passou por nova cirurgia no domingo (13) – Foto: Michelle Bolsonaro/@michellebolsonaro/Instagram/ND

Uma nova imagem de Jair Bolsonaro foi divulgada nesta segunda-feira (14) pela esposa, Michelle Bolsonaro, acompanhada da legenda “Deu tudo certo!”. A publicação veio após um novo capítulo da saúde de Bolsonaro: o ex-presidente passou por uma cirurgia de desobstrução intestinal de 12 horas no Hospital DF Star, em Brasília

Segundo Cláudio Birolini, chefe da equipe médica, Bolsonaro permanece internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem previsão de alta. Birolini destacou que o quadro clínico do ex-presidente é estável, mas requer acompanhamento constante.

Michelle Bolsonaro tem utilizado suas redes sociais para manter os seguidores informados sobre o estado de saúde de Bolsonaro, publicando fotos e mensagens de apoio.

Veja a foto do atual estado de saúde de Bolsonaro:

saúde de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro está estável após cirurgia, diz equipe médica – Foto: Michelle Bolsonaro/@michellebolsonaro/Instagram

Saúde de Bolsonaro: O que causou a nova cirurgia?

A saúde de Bolsonaro voltou a preocupar e ele foi internado na manhã da última sexta-feira (11) no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, Rio Grande do Norte, após sentir fortes dores abdominais. Bolsonaro estava na região para divulgar o projeto Rota 22.

O PL (Partido Liberal) informou que as dores são uma consequência da facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. O deputado tenente-coronel Zucco (PL-RS) revelou que o ex-presidente já apresentava obstrução intestinal há três dias.

“O ponto de início é a facada. Posteriormente, as outras cirurgias de reconstrução, todas elas têm um fator, um papel no quadro atual. O objetivo dessa cirurgia foi reverter todos esses fatores que poderiam contribuir para uma nova ocorrência”, explicou o médico Cláudio Birolini, referindo-se às complicações decorrentes das cirurgias anteriores.

saúde de Bolsonaro

A cirurgia de Bolsonaro, uma laparotomia exploradora, é feita quando exames de imagem não são suficientes para um diagnóstico – Foto: Foto: Divulgação/CentralX/ND

O ex-presidente foi encaminhado a Natal e transferido para Brasília no dia seguinte. Segundo o boletim médico divulgado na noite de domingo, a obstrução intestinal era resultante de uma sobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal.

A cirurgia de Bolsonaro foi uma laparotomia exploradora, em que o abdômen é aberto para exame ou tratamento de órgão internos. Os médicos removeram aderências no intestino e reconstruíram a parede abdominal. O procedimento de grande porte foi o mais longo das seis aos quais o ex-presidente foi submetido desde a facada em 2018.

Saúde de Bolsonaro já preocupou antes

A saúde de Jair Bolsonaro tem se tornado assunto de atenção. O ex-presidente já se submeteu a 10 procedimentos desde a facada, sendo seis por causa do atentado:

  • 6 de setembro de 2018: cirurgia para seccionar o intestino;
  • 12 de setembro de 2018: retirada de aderências que obstruíam o intestino delgado e correção de fístula em sutura;
  • 28 de janeiro de 2019: retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal;
  • 8 de setembro de 2019: correção de uma hérnia incisional no abdômen;
  • 30 de janeiro de 2020: vasectomia; na época, o Planalto não emitiu comunicado;
  • 25 de setembro de 2020: retirada de cálculo na bexiga;
  • 12 de setembro de 2023: operação no estômago para tratar um refluxo;
  • 12 de setembro de 2023: correção de desvio de septo e cornetos para melhorar a respiração;
  • 12 de setembro de 2023: procedimento para melhorar a apneia do sono;
  • 13 de abril de 2025: saúde de Bolsonaro volta a preoupar e cirurgia para reconstruir a parede abdominal é realizada.

Jair Bolsonaro se recupera de novos procedimentos cirúrgicos – Foto: Michelle Bolsonaro/@michellebolsonaro/Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.