Rosácea: o que é e como tratar essa condição?

Embora a rosácea seja uma condição comum, ainda há muita desinformação sobre suas causas, sintomas e tratamento. Segundo a Sociedade Brasileira de dermatologia (SBD), a rosácea afeta entre 1,5% e 10% das populações estudadas, com maior incidência em adultos de 30 a 50 anos. Embora seja mais frequente em mulheres, ela também afeta muitos homens.

Os impactos da rosácea vão muito além da aparência. Afinal, eles afetam profundamente a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, seus sintomas podem gerar desconforto emocional, levando a quadros de ansiedade, estresse e insegurança. No entanto, apesar de ser uma doença crônica, é possível controlá-la com o acompanhamento adequado. “O diagnóstico precoce e um tratamento individualizado são fundamentais para minimizar os sintomas e evitar agravamentos”, explica a médica dermatologista e parceira de Cetaphil, Cibele Hasmman.

Mulher de pele clara, com regata, rosácea nas bochechas e cabelo loiro
Reprdoução/@jordynn.wynn

Como identificar a rosácea?

A condição é caracterizada por sintomas que afetam a região central do rosto. Assim como a vermelhidão persistente, outros sinais de rosácea são a presença de vasos sanguíneos visíveis e, em casos mais graves, lesões inflamatórias semelhantes à acne. Além disso, sintomas como ardência, coceira, sensação de calor intenso e ressecamento da pele também podem aparecer,

“Alguns sinais de alerta incluem vermelhidão frequente no rosto, sensação de queimação ou ardência, pequenos vasos sanguíneos visíveis, episódios de rubor facial intenso e calor no rosto, pele extremamente sensível e ressecada e, em casos mais graves, inchaço na região afetada”, complementar Dra. Hasmman.

Dicas de como combatê-la:

Mesmo que não exista uma cura definitiva para a rosácea, existem alguns cuidados que podem ajudar a reduzir os sintomas e evitar que as crises se tornem mais frequentes e intensas. O tratamento envolve, principalmente, a adoção de uma rotina diária de cuidados com a pele. Nesse sentido, é essencial usar protetor solar diariamente, poia a exposição ao sol pode agravar a condição. Além disso, a profissional recomenda evitar alimentos e bebidas que desencadeiam os sintomas da rosácea, como comidas picantes, bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto, e bebidas quentes.

Utilizar produtos adequados para peles sensíveis, como espumas de limpeza e hidratantes sem fragrâncias artificiais, pode ajudar a minimizar a inflamação e fortalecer a barreira cutânea. Em casos mais graves, o dermatologista pode recomendar medicamentos tópicos ou orais para combater a inflamação. Lembre-se: manter um bom acompanhamento dermatológico é essencial.

O post Rosácea: o que é e como tratar essa condição? apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.