Aeronaves Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptaram um voo irregular vindo do Peru

Como parte das missões de controle e vigilância aeroespacial realizadas no âmbito da Operação Óstio, no domingo, 13 de abril, aeronaves de ataque Embraer A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), interceptaram uma aeronave bimotora que havia entrado no espaço aéreo nacional sem autorização do Peru. A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em conjunto com a Polícia Federal e com o apoio do Grupamento Especial de Fronteira (GEF), vinculado à Polícia Militar do estado de Mato Grosso.

Fonte: Embraer

A aeronave, um bimotor Piper PA-34 Seneca, matrícula PT-RBC, foi detectada por volta das 9h pelos radares do IV Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). Em conformidade com os protocolos de defesa aérea, os pilotos da FAB realizaram procedimentos remotos de reconhecimento, comunicação e interrogatório, seguidos de ordens de desvio de rota após observarem comportamento suspeito por parte do piloto.

Devido à desobediência às ordens do avião e à continuidade do voo irregular, ele caiu em solo numa área remota próxima às margens do Rio São Manoel, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Pará. Em resposta, um helicóptero H-60 ​​Black Hawk da FAB foi mobilizado para transportar os policiais federais responsáveis ​​pelas Medidas de Controle de Solo (MCS).

Durante a operação terrestre, dois cidadãos bolivianos foram presos perto da aeronave que caiu, e vários pacotes contendo substâncias semelhantes à maconha foram apreendidos. A intervenção ocorreu em uma área de difícil acesso, próxima ao município de Ariramba, na divisa dos estados do Mato Grosso e do Pará.

Tanto os suspeitos quanto o material ilícito foram encaminhados para a cidade de Alta Floresta (MT), onde ficaram à disposição da Justiça. Esse tipo de operação é comum em território brasileiro, incluindo a interceptação de aeronaves ilegais e a destruição de pistas clandestinas utilizadas para garimpo ilegal, em conjunto com o Exército Brasileiro.

Vale destacar que a Operação Óstio é um programa de combate ao tráfico ilícito na fronteira brasileira. Todas as ações foram realizadas de acordo com os protocolos de Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPA) estabelecidos na regulamentação vigente sobre a matéria.

*Imagens usadas para fins ilustrativos.-

Você pode estar interessado em: Chegam ao Peru um tanque K2 Black Panther e um VBCR K808 da sul-coreana Hyundai Rotem para exibição e demonstrações na SITDEF

La entrada Aeronaves Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptaram um voo irregular vindo do Peru aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.