South Summit tem público estável

A quarta edição do South Summit Brazil, encerrada na semana passada em Porto Alegre, atraiu um total de 23 mil visitantes para o Cais do Porto da capital gaúcha, uma pequena queda frente aos 23,5 mil de 2024. 

Outros indicadores do evento permaneceram estáveis, iguais ou ou muito similares ao do ano passado: 900 investidores presentes, 140 fundos de investimento, valor total de fundos sob gestão de US$ 215 bilhões. O evento recebeu mais de 3 mil startups e contou com a participação de 800 palestrantes.

Já no ano passado o South Summit dava mostras que tinha encontrado o seu tamanho, pelo menos em termos de público: o número total de visitantes aumentou 6,8%.

A quinta edição está confirmada para os dias está confirmada para os dias 25, 26 e 27 de março, durante o aniversário de 254 anos de Porto Alegre.

Tendo em conta as circunstâncias, um bom resultado. Porto Alegre, e o Cais do Porto em especial, sofreram uma grande inundação em maio do ano passado, semanas após a terceira edição do South Summit. 

O local onde o evento foi realizado ficou coberto por semanas pela água e sofreu grandes avarias. A organização só confirmou em 31 de outubro do ano passado que o South Summit estava confirmado para o Cais. 

A quarta edição do South Summit teve “resiliência” como tema, incluindo nos debates os planos do Rio Grande do Sul para evitar novos desastres do tipo, além de medidas de apoio para empreendedores afetados, como a distribuição de 1 mil ingressos grátis. 

“Esse lugar ficou 2,5 metros debaixo d’água. Não era preciso reconstruir apenas uma estrutura, mas sim uma sociedade inteira. Estamos em um momento em que o mundo precisa enxergar o que fizemos aqui e a força que tivemos para reconstruir nosso estado”, disse no encerramento o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

Hopf é conhecido pelo seu papel na criação da Getnet, hoje uma gigante de pagamentos e nos últimos anos está à frente da 4All, uma holding de empresas de tecnologia que também detém o South Summit Brazil. 

Foi o empresário quem liderou a mobilização para criar uma versão gaúcha do South Summit, um evento espanhol, uma causa que tem apoio político (e verba) do governo do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Porto Alegre.

No final do ano passado, o South Summit Brazil fez algumas alterações internas. 

Saiu o CEO Thiago Ribeiro, que ocupava a posição desde a primeira edição, em 2022, e assumiu  o COO Wagner Lopes.

Assim como Ribeiro, Lopes também participou do South Summit desde o começo e assumiu o cargo de CMO em abril de 2023. 

Uma mudança mais chamativa foi nomear como Letícia Batistela como conselheira institucional. 

Diretora-presidente da Procempa, estatal de tecnologia de Porto Alegre, Batistela ficou encarregada de fazer a “interlocução com o ecossistema de inovação e stakeholders-chave do evento”, articular “relações institucionais com organizações parceiras” e também atuar como porta-voz do evento e representante em ações externas.

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