‘Lua Rosa’ brilhará neste domingo, dia 13; saiba como contemplar o fenômeno

Neste domingo, 13 de abril, a Lua Rosa iluminará o céu brasileiro. O auge do fenômeno será às 21h22 (horário de Brasília), quando a lua estará reinando na constelação de Virgem, acompanhada pela estrela Spica.

Apesar do nome, ela não possui tom cor-de-rosa. Povos indígenas da América do Norte batizavam as luas cheias conforme os ciclos da natureza, e a de abril homenageia as flores rosadas que anunciam a primavera, como o Phlox subulata. Já aqui no Hemisfério Sul, abril marca o outono.

A Lua Rosa de 2025 será uma microlua, pois estará no ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica, ou seja, ela pode parecer um pouco menor. Sua proximidade com Spica, uma das estrelas mais brilhantes do céu, também evidencia o contraste para quem gosta de observar os astros.

No cristianismo, ela é chamada de “Lua Pascal”, pois determina a data da Páscoa, que cairá no domingo seguinte, 20 de abril. Em outras tradições, ela é conhecida como “Lua da Semente” ou “Lua do Despertar”, simbolizando renovação e novos começos.

No Brasil

Não são necessários equipamentos sofisticados para avistar a Lua Rosa. A partir das 18h30, dependendo da cidade, ela começará a subir no horizonte leste, bem na hora em que o céu escurece. Esse seria o momento ideal para vê-la, uma vez que quando está baixa a Lua parece maior e pode ganhar tons alaranjados. Para quem estiver em áreas urbanas, vale buscar um lugar com menos luzes artificiais, como praças ou mirantes.

Os mais curiosos podem usar aplicativos de astronomia, como o Stellarium, para encontrar Spica ou identificar constelações ao redor. E há um bônus para os notívagos: na madrugada de 13 de abril, algumas regiões do Brasil poderão ver a Lua “esconder” Spica temporariamente, um evento chamado ocultação lunar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.