A Marinha dos Estados Unidos comissiona o USS Iowa, o 24º submarino de ataque nuclear da classe Virginia

No fim de semana, a Marinha dos EUA comissionou seu 24º submarino de ataque nuclear da classe Virginia, que levará o nome (SSN 797). A cerimônia correspondente foi realizada na Base Naval de Submarinos de New London, localizada no estado de Connecticut, representando a entrada em serviço do terceiro navio da instituição, nomeado em homenagem ao estado mencionado.

Entre os presentes no evento estava o recém-nomeado Secretário da Marinha, John Phelan, que declarou: “É uma honra comissionar o mais novo submarino de ataque com propulsão nuclear da Marinha aqui em Groton, a capital mundial dos submarinos. O USS Iowa tornará nossa frota mais forte e letal. Ao partirmos para o mar, o Iowa o faz com uma única missão: garantir que os adversários dos Estados Unidos nunca duvidem de nossa determinação.”

Vale lembrar que a embarcação foi encomendada pela Marinha dos EUA em 2014 e sua quilha foi batida em 2019. Foi batizada em 2023 e finalmente entregue à instituição em dezembro de 2024. Como tal, é o 24º exemplar de sua classe, embora seja o décimo terceiro a ser construído pela General Dynamics Electric Boat. Vale ressaltar também que este é o sexto submarino da classe Virginia a ser fabricado na configuração do Bloco IV, cujo foco principal é reduzir os períodos de manutenção aos quais eles normalmente são submetidos, aumentando assim sua disponibilidade operacional.

Expandindo brevemente as características conhecidas da plataforma, o novo USS Iowa tem 114 metros de comprimento e 10 metros de boca, o que acomoda 7.800 toneladas de deslocamento e 135 tripulantes necessários para operá-lo. O submarino seria capaz de atingir velocidades superiores a 25 nós, com um sistema de propulsão que não exigiria reabastecimento durante sua vida útil, e poderia optar por mergulhar a uma profundidade estimada de 244 metros.

Por fim, revisando as atuais capacidades submarinas da Marinha dos EUA, cabe lembrar que além das duas dúzias de submarinos da classe Virginia já incorporados em suas diversas configurações, a força ainda mantém exemplares das classes Seawolf (3 unidades) e Los Angeles (23 unidades). É justamente esta última classe que submarinos como o USS Iowa pretendem substituir, tendo sido a espinha dorsal das capacidades de SSN da Marinha dos EUA por mais de quatro décadas. Além disso, a força conta com outros 18 submarinos da classe Ohio, que são equipados com mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) ​​e são seu pilar em termos de capacidade de dissuasão nuclear.

*Créditos da imagem: Suboficial Joshua Karsten; João Narewski

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – Submarinos Scorpène e fragatas FDI, a aposta do Naval Group para modernizar as marinhas da América do Sul

La entrada A Marinha dos Estados Unidos comissiona o USS Iowa, o 24º submarino de ataque nuclear da classe Virginia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.