A República Tcheca concluiu a transferência de seus últimos tanques T-72M1 para as Forças Armadas Ucranianas

Esta semana, a mídia local na República Tcheca informou que o país finalizou a transferência de seus mais recentes tanques T-72M1 para as Forças Armadas da Ucrânia, como parte de vários pacotes de assistência militar fornecidos para fortalecer a defesa do país contra a invasão russa. Especificamente, seria uma frota de 86 unidades no total, herdadas pelo Exército Soviético após o fim da Guerra Fria,

Reunindo alguns dos detalhes divulgados, vale destacar que o último embarque de tanques T-72M1 teria ocorrido entre o final do mês passado e o início deste mês, envolvendo um lote de 20 unidades do 73º Batalhão de Tanques. Em termos do método utilizado para realizar o embarque, deve-se mencionar que os tanques foram transportados por ferrovia, utilizando cerca de dez vagões que partiram do centro logístico do Exército Tcheco em Štěpánov; O mesmo mecanismo foi utilizado nas entregas realizadas em 2022 e 2023, onde também foram enviados os mais modernos T-72M4CZ.

Revisando brevemente as características técnicas das unidades T-72M1 transferidas, podemos mencionar que esses tanques estão equipados com um canhão de 125 mm, uma metralhadora pesada de 12,7 mm e uma metralhadora de 7,62 mm. Cada modelo tem um motor diesel de 780 cavalos de potência com uma transmissão de sete velocidades capaz de atingir velocidades de até 60 mph. O veículo também inclui um sistema hidráulico para auxiliar a equipe de condução, composta por aproximadamente três pessoas.

Por fim, em relação aos planos de Praga para recuperar unidades de tanques equipadas, vale mencionar a estratégia de segurança nacional publicada oficialmente em 2024, que mencionou a chegada de novos tanques da família Leopard para esse fim. Especificamente, o Exército Tcheco está no processo de incorporar veículos blindados Leopard 2A4 ao seu arsenal em vários lotes, o que totalizaria uma frota estimada de 40 veículos. São veículos blindados usados ​​originários da Suíça e reformados pela Rheinmetall para atender aos requisitos específicos da República Tcheca. Além disso, espera-se que o país compre 77 novos tanques Leopard 2A8 no futuro por aproximadamente 52 bilhões de coroas, o que representaria um salto significativo nas capacidades da força.

*Imagens utilizadas para fins ilustrativos

Você pode estar interessado em: A Força Aérea da Ucrânia intensifica o uso de seus caças F-16 em operações de combate, segundo confirmou o chefe do Comando Europeu dos EUA

La entrada A República Tcheca concluiu a transferência de seus últimos tanques T-72M1 para as Forças Armadas Ucranianas aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.