Nova IA do navegador Opera faz pesquisas sozinha, sem intervenção humana

O navegador Opera contará com um recurso de inteligência artificial que faz pesquisas sozinho na internet, sem a necessidade de intervenção humana. A nova função é similar ao Operator da OpenAI, empresa dona do ChatGPT.

A novidade foi exibida durante o Opera Browser Days, evento que acontece na cidade de Lisboa, em Portugal. O Mundo Conectado é um dos veículos brasileiros convidados para as apresentações e trará, ao longo da semana, todas as novidades que forem apresentadas por lá.

Opera Browser Days
Apresentação durante o Opera Browser Days. Imagem: Jacson Boeing/Mundo Conectado.

Opera Browser Operator: navegando sem intervenção humana

O Browser Operator do navegador Opera ainda está em fase de testes, mas foi demonstrado ao vivo no palco durante a apresentação. Basta digitar um comando simples na barra lateral do navegador para que a inteligência artificial execute ações autônomas.

A lista de possibilidades inclui abertura de sites, preenchimento de formulários e busca por informações específicas, tudo em nome do usuário. Na demonstração, a IA conseguiu encontrar um Hotel na Toscana no Booking, com data específica entre 5 e 15 de maio.

Leia também: Navegador Opera Air incentiva uso saudável de internet

Além de navegar pelas opções, a IA escolheu o hotel e preencheu os dados do formulário quase que de forma perfeita. Alguns campos precisaram ser preenchidos manualmente. A finalização do pedido, entretanto, permanece sendo uma decisão humana e que requer intervenção para validação.

Como funciona o Browser Operator do Opera

Conforme explicou Monika Kurczynska, uma das engenheiras do Opera, o Browser Operator funciona localmente, usando os recursos do computador ou celular. Isso significa que ele não precisa se conectar a servidores externos, o que aumenta a privacidade do usuário.

Leia também: Opera One adiciona Discord, Slack e Bluesky na barra lateral do navegador

O funcionamento impressiona. Mesmo diante de interfaces mais complexas, o operador consegue compreender o que precisa ser preenchido em cada campo. A solução pode ajudar o usuário a poupar tempo, simplificando tarefas mecânicas ou que requeiram dados dos usuários que já são conhecidos.

Jacson Boeing, editor do Mundo Conectado, viajou a Lisboa, em Portugal, para o Opera’s Browser Day a convite do Opera.

Conteúdo Relacionado
Opera permite que IA gerencie guias abertas

novas soluções de ia

Opera aprimora Aria e agora permite que IA gerencie guias abertas do Opera One

Adicionar aos favoritos o Link permanente.