Reforço no atendimento de saúde marca 100 Dias de Indaiatuba sob nova gestão


Inauguração de nova Maternidade SUS, mutirão de mamografia e ampliação do Espaço Avançar estão entre principais ações da Prefeitura nos primeiros meses de 2025 Nova maternidade do SUS no Hospital Augusto Oliveira Camargo oferece mais estrutura de atendimento – Crédito: Secom/PMI

As melhorias na saúde pública foi o principal foco de atenção nos primeiros 100 Dias da Prefeitura de Indaiatuba sob novo comando. A agenda de 2025 começou com inauguração da nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), conclusão da ampliação do Espaço Avançar que significa mais vagas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ampliação dos horários de atendimento de unidades de saúde e a realização de 2.300 exames de mamografia em um único mês. Investimentos em mobilidade urbana, saneamento básico, educação e social também marcaram os primeiros meses de gestão.
Desde 1º de janeiro de 2025, com Dr. Custódio Tavares no comando da Prefeitura de Indaiatuba, o município iniciou uma série de ações voltadas à promoção de melhorias no atendimento à população.
“Estamos montando um planejamento bem estruturado para que possamos melhorar o atendimento à nossa população, dia após dia, acompanhando as demandas com o crescimento da cidade. Ainda estamos no início da gestão, mas acredito que os primeiros resultados já estão começando a aparecer”, resumiu o prefeito.
Foco na Saúde
O ano de 2025 começou com muitas novidades na área de Saúde e a inauguração da nova Maternidade do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Augusto de Oliveira Camargo, foi uma delas. Com seis novos quartos e 17 leitos, a nova Maternidade oferece mais comodidade para atender gestantes e recém-nascidos.
Crédito: Divulgação

Outra notícia boa foi a conclusão da obra de ampliação do Espaço Avançar, que recebeu cinco novos consultórios e duas salas de aula. A obra permitiu a ampliação da oferta de vagas do serviço criado para atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este ano, a equipe da Saúde já conseguiu estender o atendimento para mais 33 crianças, e a Educação ampliou de 27 para 40 crianças em sala de aula no Avançar.
A saúde da mulher também foi destaque no período. Um mutirão de exames garantiu a realização de 2.300 mamografias somente no mês de março. Em abril serão mais 1.600 exames, totalizando 3.900 mamografias, o que zera os pedidos de 2024 e reduz 90% da fila de espera no município.
Desde março, o serviço de Pronto Atendimento Adulto do Hospital Dia (HD) passou a funcionar até as 23h também aos sábados, domingos e feriados. Nos fins de semana, a Sala de Vacina no HD também abre para as vacinas de rotina. O horário de atendimento de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi ampliado para o período noturno para atender casos de dengue.
Mobilidade e urbanismo
Os primeiros 100 dias da nova gestão municipal ainda contaram com importantes projetos de mobilidade urbana. O início da obra de pavimentação das ruas Maritaca, Bico de Lacre e Guarita na zona norte da cidade é um deles. A alça de retorno do Jardim Morada do Sol está recebendo os últimos retoques para ser aberta à população, e o recapeamento de 1,9 quilômetro da avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol, foi concluído.
Prefeitura concluiu 1,9 Km de recapeamento da avenida Eng. Fábio Roberto Barnabé, no Jardim Morada do Sol – Crédito: Secom/PMI

A atenção aos espaços urbanos foi acentuada com a revitalização da área de lazer do Parque Residencial Indaiá que foi concluída, e a Prefeitura trabalha para entregar a revitalização do Parque Ecológico, entre a avenida Ário Barnabé e a Rua 80, no Jardim Morada do Sol. Desde janeiro, megaoperações de limpeza urbana periódicas levam os serviços de Cata-Bagulho e de roçagem para os bairros.
Reformulação no Distrito Industrial contou com duplicação da faixa de rolamento da rua Antônio Barnabé – Crédito: Secom/PMI

Cuidado com as pessoas
O cuidado com a mulher também foi sentido na segurança pública. Em janeiro a Prefeitura de Indaiatuba entregou duas novas viaturas do Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher – Caminho das Rosas, projeto com o objetivo de diminuir o número de casos de violência doméstica.
As secretarias de Assistência Social, Segurança Pública e Saúde se uniram em uma ação contínua que visa o acolhimento e resgate de pessoas em situação de rua. O projeto de ampliação do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) saiu do papel e virou realidade com as obras iniciadas em fevereiro. O Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba (Funssol) trouxe novidade com a implantação de cursos rápidos de capacitação profissional.
Na educação, uma parceria com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) resultou no Centro de Aperfeiçoamento Profissional para a formação continuada de professores da Rede Municipal.
Saneamento
Indaiatuba começou o ano com notícias boas também na área de saneamento básico. A construção do novo reservatório do Jardim Altos da Bela Vista, com capacidade para 325 mil litros, está na reta final de obras, o que reforçará o abastecimento em períodos de estiagem. A implantação da nova adutora da ETA V está pronta e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) já começou a trabalhar na adutora do Mato Dentro, o que garantirá mais eficiência ao serviço de abastecimento de água da cidade.
O balanço dos 100 dias de gestão foi positivo e a Administração Municipal já se prepara para iniciar outros projetos nos próximos meses com a proposta de melhorar ainda mais a qualidade e a eficiência do serviço público municipal, e atender demandas de todas as áreas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.