Antena Starlink Mini é homologada pela Anatel e já pode ser vendida no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o pedido da Starlink para comercialização no Brasil da antena Starlink Mini. A informação foi obtida pelo site Tecnoblog.

Com isso, a operadora de internet via satélite de Elon Musk já pode iniciar a venda da antena por aqui e comercializar o plano Viagem. Com ele ativo, os clientes podem usar o serviço a partir de qualquer lugar, mesmo durante deslocamentos.

Starlink Brasil
Foto: Divulgação/Starlink

A antena Starlink Mini pesa pouco mais de 900 gramas e suas medidas são próximas às de uma mala de mão: 30 cm x 25 cm x 3,8 cm. Ela tem suporte para redes Wi-Fi 5/ac e 3×3 MIMO, tecnologia que melhora taxas de transmissão em redes sem fio.

As antenas autorizadas para comercialização no Brasil são fabricadas nos Estados Unidos, mais precisamente em unidades da Starlink nos estados da Califórnia e do Texas.

Leia também: Como e onde ativar a internet grátis da Starlink

A expectativa é que o plano Viagem, que permite aos usuários levarem a antena para qualquer lugar, custe o equivalente a R$ 576 por mês. O valor é bem mais salgado que os R$ 236 mensais do plano convencional.

Ao menos por enquanto, não há previsão de lançamento do serviço oficialmente no Brasil. Contudo, podemos esperar para breve a disponibilidade da Starlink Mini no país.

Ampliando o alcance com mais satélites

Nesta semana, noticiamos também que a Anatel autorizou a expansão da Starlink no Brasil. A empresa poderá lançar mais 7,5 mil novos satélites, podendo ampliar seu alcance. Atualmente, a empresa já opera cerca de 4,4 mil satélites.

Leia também: Como a internet via satélite Starlink funciona no celular sem precisar de antena?

A medida gerou críticas por parte das concorrentes, uma vez que elas temem uma espécie de dominação da SpaceX e da Starlink no segmento de satélites de baixa órbita, ou seja, aqueles que operam a menos de 2 mil km da superfície da Terra.

Fonte: Tecnoblog

Adicionar aos favoritos o Link permanente.