Caças F/A-18C/D Hornet do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA chegam ao Panamá para iniciar novos exercícios com o SENAN

Como parte da visita do Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, ao Panamá, foi confirmado anteriormente que os caças F/A-18C/D Hornet do Corpo de Fuzileiros Navais também chegaram ao país centro-americano para iniciar uma série de exercícios combinados com o Serviço Aeronaval Nacional do Panamá (SENAN).

Nos últimos dias, a mídia dos EUA e o pessoal das Forças Armadas têm realizado uma série de atividades junto a agências e serviços do governo panamenho. Chamado PANAMAX-Alpha, trata-se de uma série de exercícios bilaterais focados em fornecer ajuda médica e humanitária a vários locais do país, como Escobal, Sardinilla, La Esmeralda e Guna Yala.

Por meio do envio de três helicópteros HH-60 Black Hawk, foi confirmado o transporte de serviços médicos, alimentos e materiais de construção para os locais mencionados.

Esta primeira fase da implantação incluiu o trabalho conjunto de pessoal e recursos do “…1-228º Regimento de Aviação, Companhia de Apoio ao Quartel-General, Destacamento Médico, Estado-Maior Conjunto e Equipe de Avaliação Situacional”, que uniram forças para trabalhar junto com o Serviço Nacional de Fronteiras (SENAFRONT), o Serviço Aeronaval Nacional (SENAN), o Ministério da Saúde, o Ministério da Segurança Pública, o Ministério da Educação e o Instituto de Marketing Agrícola do Panamá, todos em apoio ao PANAMAX-Alpha, conforme detalhado recentemente pelo Comando Sul dos Estados Unidos.

Posteriormente, e com foco nas atividades das forças militares dos EUA em conjunto com o SENAN, foi confirmado que, em 5 de abril, um destacamento de caças F/A-18C/D do Corpo de Fuzileiros Navais (USMC) chegou ao campo de aviação Panama Pacific, na Cidade do Panamá, a fim de realizar uma série de atividades destinadas a fortalecer a cooperação e a interoperabilidade entre ambos os países.

Os caças são do 312º Esquadrão de Ataque de Caça de Fuzileiros Navais (VMFA-312) “Checkerboards”, 2ª Ala Aérea de Fuzileiros Navais, com sede na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Beaufort, Carolina do Sul.

No entanto, a presença dos fuzileiros navais não se limitou aos Hornets; também foi confirmada a chegada ao Panamá de uma aeronave de transporte Boeing C-40A (uma variante militar do Boeing 737) pertencente ao Esquadrão de Transporte Marítimo (VMR-1). Esta aeronave foi projetada para transportar pessoal cerimonial para as atividades.

Também foi confirmada a presença de uma aeronave de transporte e reabastecimento KC-130J do Esquadrão de Transporte e Reabastecimento Aéreo da Marinha (VMGR-252), destinada a transportar pessoal em apoio a um relacionamento comunitário expandido entre os EUA e o Panamá.

Por fim, e tendo em vista a crescente interoperabilidade com as forças norte-americanas, vale destacar a confirmação de que o Panamá avançará com a compra de novas aeronaves de ataque Embraer A-29 Super Tucano para equipar o SENAN, que anteriormente não possuía esse tipo de capacidade. A aquisição da aeronave de fabricação brasileira visa fortalecer a capacidade de vigilância e patrulhamento aéreo, essenciais no combate ao crime organizado e na proteção do espaço aéreo panamenho.

Você pode estar interessado em: Mísseis antinavio AGM-84 Harpoon para os caças F-16 da Força Aérea Argentina: possibilidade ou licença artística?

La entrada Caças F/A-18C/D Hornet do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA chegam ao Panamá para iniciar novos exercícios com o SENAN aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.