Petronect otimiza processos de licitação com Microsoft

A Petronect, plataforma de compras e contratações da Petrobras, otimizou a consulta de editais dos processos de licitações por meio da adoção da Azure OpenAI Service e Copilot Studio, da Microsoft, em busca de maior agilidade.

O protocolo estabelece que os fornecedores interessados em oferecer bens ou serviços à Petrobras devem realizar diversas etapas, incluindo o cadastro, leitura da documentação e envio de propostas. 

Esses processos, muitas vezes complexos, podem gerar dúvidas tanto em novos participantes quanto em empresas experientes, levando a erros ou desistências. 

Além disso, é necessário certificar que os serviços estão de acordo com o que é exigido e, para isso, precisam analisar documentos extensos, algumas vezes com mais de 200 páginas e múltiplos anexos que exigem análise detalhada.

Para atender a essas demandas, foram desenvolvidos chatbots, com a identidade visual da assistente virtual da Petronect, a Paola, facilitando a consulta aos editais. 

Antes, os fornecedores contavam apenas com buscas por palavras-chave, limitadas pela ausência de contexto. 

Agora, a solução analisa documentos de maneira contextual, oferecendo respostas claras, precisas e em pouco tempo, garantindo maior assertividade.

A leitura completa da documentação, no entanto, permanece sob responsabilidade do fornecedor e indispensável para avançar no processo de colocação de propostas. 

O chatbot pode ser encontrado no Portal Petronect, tanto na página de busca por oportunidades quanto na página de licitações públicas abertas para propostas, basta clicar no ícone da Paola.

Desde sua criação, em 2003, a Petronect tem como propósito conectar fornecedores e compradores em um marketplace B2B sustentável, promovendo maior competitividade e otimizando condições comerciais. 

A companhia possui cerca de 500 mil usuários cadastrados, registra mais de 3,6 mil acessos diários e movimentou, no último ano, mais de R$ 200 milhões em transações, além de abrir aproximadamente 300 oportunidades públicas por mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.