“O bicho é certo”: como Manga virou ídolo e entrou na história do Botafogo

– O bicho é certo!

Você, torcedor do Botafogo, muito provavelmente já leu essa frase. Ela foi dita por Haílton Corrêa de Arruda, o Manga, ex-goleiro que morreu aos 87 anos na manhã desta terça-feira, no Rio de Janeiro. O ídolo do clube carioca lutava contra um câncer de próstata.

Manga é considerado por muitos o maior goleiro da história do Alvinegro. Não é para menos: ele ganhou 20 taças na passagem que durou 10 anos no clube (de 1959 a 1969). Dessas, sete são de torneios oficiais: quatro Cariocas e três Copas Rio-São Paulo. O goleiro também levantou vários torneios internacionais amistosos, na época basbtate valorizados por causa da questão financeira.

Um dos feitos mais lembrados do ex-camisa 1 é simplesmente uma frase. Nos anos 60, quando o Botafogo dominava clássicos contra o Flamengo, Manga pedia para a diretoria adiantar as premiações dos confrontos diante do rival porque acreditava que a vitória viria de qualquer jeito.

— Eu dizia que o bicho já estava garantido, já tinha até gastado o prêmio. Saiu num jornal e até hoje é conhecido. Eu respeito a torcida do Flamengo, não quis ofender o clube tão grande que é que, peço perdão – afirmou Manga, em entrevista ao ge em 2013.

A frase continua sendo repercutida até os dias atuais – e virou até camisa e faixa da torcida.

A frase até foi usada por John Textor, dono da SAF do Botafogo. Em 2023, o americano publicou um vídeo com esta legenda após uma vitória sobre o Flamengo.

O goleiro foi titular da Copa do Mundo de 1966 pela Seleção como jogador do Botafogo. Ele também tem passagens marcantes por Internacional e Nacional, do Uruguai.

Homenagens em vida – O Botafogo ressaltou a importância de Manga sempre quando pôde. O goleiro viveu boa parte da vida no Equador após se aposentar, mas voltou a morar no Rio de Janeiro após a pandemia da Covid-19.

Em 2023, o ex-goleiro recebeu uma homenagem do clube pelo “Dia do goleiro”, que tem este nome por causa de seu aniversário. Ele foi até o Estádio Nilton Santos quando completou 86 anos para ser aplaudido por todos os arqueiros que estavam no Alvinegro na época.

Em dezembro do ano passado, representantes da diretoria do Botafogo visitaram a casa de Manga com a taça da Conmebol Libertadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.