Thales anuncia Unidade de Medição Inercial (IMU) de próxima geração para navegação

Thales anuncia Unidade de Medição Inercial (IMU) de próxima geração para navegação

A Thales anunciou hoje uma tecnologia inovadora – com a criação de uma nova Unidade de Medição Inercial (IMU), em sua linha de produtos TopAxyz, que utiliza tecnologia MEMS, criando um avanço nas soluções de navegação.

A nova unidade, construída com base na tecnologia comprovada da IMU TopAxyz da Thales, é o resultado de um extenso investimento não apenas em pesquisa e desenvolvimento, mas também em instalações de produção avançadas, com tecnologia de ponta e expertise em navegação inercial. O resultado é um sistema de navegação mais resiliente, que é mais compacto (20% menor), leve (10% a menos) e que consome menos energia, graças ao uso de acelerômetros MEMS, ao invés de mecânicos.

Desempenho de classe mundial

O TopAxyz é a unidade de navegação de classe mundial no mercado atualmente e pode ser usada em uma ampla gama de aplicações civis e militares, como aviões, helicópteros, UAVs, veículos terrestres, armas, lançadores e navios. Comprovada em combate, a nova IMU mantém o mesmo nível de alto desempenho, fornecendo informações precisas de localização, navegação, atitude e rumo, além de oferecer maior resiliência em ambientes adversos, como forte aceleração, vibração, campos eletromagnéticos e hipervelocidade. Na aviação comercial, o TopAxyz acumula 35 milhões de horas de voo, demonstrando o melhor nível de precisão, segurança e confiabilidade, mesmo nas condições mais críticas.

Nos últimos anos, operações de bloqueio e falsificação de GPS se tornaram cada vez mais comuns, afetando a navegação de plataformas civis e militares em todos os ambientes – ar, terra e mar. Portanto, sistemas de navegação em tempo real confiáveis e seguros que resistam a essas ameaças externas são essenciais. A nova IMU TopAxyz mantém a capacidade de navegação resiliente, apesar dessas ameaças.

Inovação tecnológica

Este design inovador é baseado em sensores avançados da Thales, utilizando um Giroscópio a Laser Anel (RLG) de três eixos e três acelerômetros MEMS digitais com massa e fator de forma muito reduzidos, em uma única unidade. A tecnologia MEMS facilita a produção em série, permitindo um aumento rápido nas taxas de produção. Este desenvolvimento contribuirá significativamente para o crescimento da produção, que começou com a triplicação da capacidade atualmente em andamento no site da Thales em Châtellerault.

A Thales é um dos principais players em soluções de navegação inercial há mais de cinquenta anos. Esta Unidade de Medição Inercial (IMU) de última geração capitaliza a sólida experiência do Grupo em projetar Sistemas de Navegação Inercial de alto nível, baseados na tecnologia RLG.

As primeiras entregas estão previstas para o início do segundo semestre de 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.