Força Aérea da Eslováquia recebe dois novos caças F-16 Block 70 como parte da substituição dos MiG-29 doados à Ucrânia

Dando continuidade ao cronograma estabelecido, a Lockheed Martin concluiu a entrega de dois novos F-16 Block 70 à Força Aérea da Eslováquia. Com a chegada dessas duas novas aeronaves provenientes dos Estados Unidos, o país europeu segue com o programa de substituição de seus antigos caças MiG-29 de origem soviética, que foram transferidos para a Ucrânia.

Em 2018, buscando modernizar sua frota de aeronaves de combate e diante da obsolescência dos MiG-29, a Eslováquia firmou diversos acordos com os Estados Unidos para a aquisição de quatorze (14) novos caças F-16 Block 70. O contrato incluiu também um abrangente pacote de apoio logístico, treinamento e armamento, com valor autorizado de US$ 1,6 bilhão.

À medida que a produção dos novos Viper ganha impulso na fábrica de Greenville, a Lockheed Martin vem realizando diversas entregas da versão mais moderna do F-16 a novos operadores. Entre os exemplos mais recentes, a Força Aérea da Bulgária já recebeu sua primeira unidade, somando-se também à recente apresentação da primeira aeronave de combate de nova fabricação destinada a Taiwan, pertencente a um lote de 66 aeronaves (complementadas pela modernização local de outras 139 unidades).

No caso da Eslováquia, a primeira das 14 aeronaves foi apresentada no final de 2023, iniciando em seguida os voos de teste e avaliação. Em julho de 2024, os dois primeiros caças chegaram ao país europeu, marcando um novo capítulo na história da aviação militar eslovaca. Embora não tenha sido oficialmente confirmado, acredita-se que uma terceira aeronave também tenha sido entregue.

Essas informações foram destacadas durante a recente cerimônia de recepção realizada na Base Aérea de Kuchyňa, que contou com a presença de autoridades e confirmação oficial do Ministério da Defesa da Eslováquia.

Segundo o Ministério, os caças realizaram um voo ferry a partir dos Estados Unidos, detalhando que: “Ambas as aeronaves foram entregues por via aérea em duas etapas: um voo transatlântico até a base aérea de Morón, na Espanha, e posteriormente um traslado até o aeródromo de Kuchyňa. Esses voos não apenas comprovaram a capacidade técnica das aeronaves, como também a habilidade dos pilotos da empresa fabricante responsáveis pelo translado.”

O Ministério acrescentou ainda que as aeronaves estão passando pelas últimas avaliações e certificações para sua incorporação à frota de Vipers, com o objetivo de cumprir uma ampla gama de missões de defesa e vigilância do espaço aéreo eslovaco.

Por fim, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Eslováquia, general Daniel Zmeko, forneceu atualizações sobre o processo de formação de novos pilotos, informando que: “Contamos com um total de sete pilotos treinados que participam dos voos de teste e da certificação das aeronaves entregues. Outros seis pilotos concluirão seu treinamento este ano nos Estados Unidos e, juntamente com o pessoal de terra já preparado, começarão a cumprir as tarefas previstas de instrução aérea e missões operacionais.”

Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025 – ARAD 5 e 7, os fuzis com os quais a empresa israelense IWI busca equipar as Forças Armadas da América do Sul

La entrada Força Aérea da Eslováquia recebe dois novos caças F-16 Block 70 como parte da substituição dos MiG-29 doados à Ucrânia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.