Redução de perdas: BRK inicia pesquisa para otimizar a distribuição de água

Para melhorar o fornecimento de água, possibilitar melhorias na rede de distribuição e reduzir perdas no sistema, a BRK iniciará, em abril deste ano, um estudo técnico detalhado sobre o consumo hídrico em diferentes regiões de Maceió. A análise permitirá mapear padrões de consumo, identificar oportunidades de otimização e aumentar a eficiência no abastecimento de água.

Em imóveis selecionados aleatoriamente, serão instalados medidores auxiliares com registradores eletrônicos de dados, que monitoram o volume de água consumido no imóvel ao longo de 15 dias – período que permite a identificação das variabilidades no consumo, inclusive nos finais de semana. Os bairros incluídos na pesquisa também foram escolhidos de forma aleatória para garantir a imparcialidade do estudo.

O procedimento é gratuito e não altera a pressão da água ou a fatura mensal do cliente, incluindo beneficiários da Tarifa Social. Isso ocorre porque todos os dados coletados serão utilizados exclusivamente para o estudo técnico.

Segundo Ericke Tavares, coordenador de perdas da BRK em Alagoas, a iniciativa é importante para ajudar a concessionária a identificar os horários de maior e menor consumo dos usuários. “Desta forma, ajustamos a reserva de água para o horário de maior consumo e reduzimos o volume de perdas no horário de menor consumo”.

Para segurança da população, os agentes de campo usarão uniforme cinza com detalhes verdes, identificados com as logomarcas da BRK e da Effico Saneamento, empresa responsável pela pesquisa. Além disso, portarão crachás de ambas as companhias. Caso necessário, os clientes podem solicitar a verificação dos documentos.

A BRK também distribuirá folhetos informativos com respostas às principais dúvidas da população e os contatos das equipes responsáveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.