Robôs de genIA sobrecarregam a Wikipedia

A Wikimedia, organização sem fins lucrativos que mantém a Wikipédia, uma das maiores enciclopédias on-line do mundo, revelou que gigantes de inteligência artificial generativa como a OpenAI, criadora do ChatGPT, têm afetado seus servidores em busca de dados na web.

Segundo aponta o Tech Spot, a demanda por conteúdo aumentou significativamente com a alta das empresas de IA, que elevaram o tráfego dos sites para treinar seus chatbots.

Desde janeiro do ano passado, a companhia afirma ter registrado uma alta de 50% no uso de sua largura de banda para downloads de mídia, número carregado predominantemente por bots.

Além disso, a empresa observou que pelo menos 65% do tráfego mais pesado em seus sites era proveniente de bots e estava passando pela infraestrutura de cache da plataforma, impactando diretamente o data center principal da organização.

A preocupação da Wikimedia vem do fato das plataformas não estarem preparadas para esse tipo de “tráfego parasitário”, responsável por causar congestionamentos em algumas rotas de conexão dos sites.

Lançado no final de 2022, o ChatGPT já registra 400 milhões de usuários semanais ativos, recebendo 1 bilhão de consultas por dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.