Coreia do Sul confirma venda de novos obuses autopropulsados ​​K9 Vajra de 155 mm para equipar o Exército Indiano

Por US$ 254 milhões, a empresa sul-coreana Hanwha Aerospace fechou um acordo com o Exército indiano para a venda de novos obuses autopropulsados ​​K9 Vajra de 155 mm. Este novo contrato representa uma continuação dos assinados em 2017, nos quais a empresa sul-coreana forneceu 100 obuses autopropulsados ​​de fabricação local em parceria com empresas indianas para equipar a força.

Oficialmente chamado de Vajra, é um obus autopropulsado de 155 mm baseado no sul-coreano K9 Thunder, fabricado sob licença para o Exército indiano. Há mais de uma década, a Índia vem adquirindo-o com o objetivo de adquirir um novo Veículo de Combate de Artilharia (ACV) projetado para uso no terreno montanhoso inóspito do norte do país. A proposta da Hanwha Aerospace resultou na venda de um total de 100 K9 Vajras sob um contrato assinado em 2017.

Posteriormente, o Ministério da Defesa da Índia e o Exército Indiano estavam avaliando e gerenciando o fornecimento de um segundo lote de 100 unidades para dar continuidade ao seu programa de modernização de artilharia. Essas negociações foram formalizadas com um novo acordo firmado com a empresa indiana Larsen & Toubro Limited no final de 2024 para mais 100 unidades.

Após três meses, a aquisição deu um novo passo, confirmando que a Hanwha Aerospace, em colaboração com a L&T, fornecerá um segundo lote de obuses autopropulsados ​​K9 para a Índia, com 60% dos componentes fabricados localmente na Índia. “Com desempenho comprovado na Europa Oriental, o obus autopropulsado K9 da Hanwha está expandindo sua presença no mercado de defesa asiático”, disse um representante da empresa.

Em particular, as informações reveladas até agora não especificam o número exato de unidades incluídas no segundo lote. No entanto, com base no acordo assinado em dezembro, poderão ser cerca de cem (100) K9 Vajra de 155 mm e calibre 52, que serão fabricados localmente nas instalações localizadas no Complexo Industrial localizado no subúrbio de Hazira, localizado na cidade de Surat.

Não se deve ignorar que a Índia consolidou sua posição como um player-chave no setor de defesa asiático, criando novas oportunidades para várias empresas, incluindo a Hanwha Aerospace. A esse respeito, o CEO da empresa, Son Jae-il, destacou: “Com o desempenho superior do obus K9 e nossa comprovada capacidade de entrega pontual, estamos comprometidos em fortalecer a cooperação com várias nações no mercado de defesa asiático, expandindo nossa presença além da Europa”, disse Son Jae-il, CEO da Hanwha Aerospace.

Por fim, o Ministério da Defesa da Índia disse em uma declaração: “A aquisição do K9 VAJRA-T impulsionará a modernização da artilharia e aumentará a prontidão operacional geral do Exército Indiano. Esta versátil arma de artilharia, com sua mobilidade cross-country, desempenhará um papel fundamental no aumento do poder de fogo do Exército Indiano, permitindo ataques mais profundos e precisos.”

Você pode estar interessado em: A DAPA recebeu propostas da KAI e da Korean Air para a modernização dos UH-60P Black Hawks das Forças Armadas da Coreia do Sul

La entrada Coreia do Sul confirma venda de novos obuses autopropulsados ​​K9 Vajra de 155 mm para equipar o Exército Indiano aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.