Hospital Regional do Baixo Amazonas aposta em passeios ao ar livre para acelerar recuperação de pacientes


A iniciativa faz parte de um projeto do Hospital Regional do Baixo Amazonas que avalia pacientes com longas internações e, quando possível, os leva para momentos ao ar livre, contribuindo para o bem-estar físico e emocional durante a recuperação. Dona Miraselma contempla a natureza durante passeio terapêutico no HRBA, em momento de paz e renovação no processo de recuperação
Divulgação
Em Santarém, oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) tem investido em ações que vão além da assistência médica tradicional, promovendo o bem-estar e a humanização do cuidado. Uma dessas iniciativas é o passeio terapêutico, que tem ajudado pacientes em recuperação a enfrentarem longos períodos de internação com mais leveza e esperança.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Na última sexta-feira (4), a ação emocionou familiares e profissionais ao permitir que a dona Miraselma Pinto Maia, de 64 anos, deixasse pela primeira vez a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após um mês internada. Em recuperação de uma cirurgia, ela pôde sentir o sol no rosto, ver as plantas e conversar com a filha por chamada de vídeo – um momento simples, mas cheio de significado.
Com o auxílio de duas técnicas de enfermagem, dona Miraselma percorreu em cadeira de rodas a área externa do hospital até chegar à maloca da unidade. Lá, surpreendeu a equipe ao decidir levantar e caminhar um pouco. O reencontro com a natureza e o breve momento fora do ambiente hospitalar trouxeram um novo ânimo à paciente, que não escondia a felicidade.
“Foi muito bom mesmo. Ver os capins verdes, as árvores, as plantas… Quando estou em casa, não paro, fico cuidando das minhas plantinhas. Também consegui dar uma andadinha. Eu gostei”, contou, emocionada.
Do outro lado da tela, a filha Letícia Maia Jaty se comoveu ao ver a mãe mais animada. “Foi dar uma caminhadinha hoje? Que benção, mãe. São anjos na sua vida, ao seu redor. Eu estou tão emocionada”, disse durante a videochamada.
Segundo a médica intensivista Wellingta Matos, momentos como esse fazem parte do processo de recuperação. “Ela está estável, lúcida, interage bastante. Quando falamos do passeio, ela abriu um sorrisão. Ver o sol, sentir o ar livre, tudo isso colabora muito com o tratamento”, explicou.
A iniciativa é coordenada pelas equipes da UTI em parceria com o setor de humanização do HRBA. Os pacientes são cuidadosamente avaliados antes de serem liberados para o passeio, que só ocorre quando há condições clínicas favoráveis.
“Geralmente, fazemos esse passeio com pacientes que estão com alto período de internação. Eles têm a necessidade de ver a luz do sol, pegar um vento. Isso faz muita diferença para quem está há semanas ou meses longe do contato com o mundo externo”, explicou Karine Campos, supervisora de humanização.
Para o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, o passeio terapêutico é uma das formas de proporcionar qualidade de vida mesmo dentro do hospital.
“Além de ofertarmos uma assistência de excelência, também nos preocupamos com o bem-estar dos nossos pacientes. O contato com a natureza recarrega as energias e motiva a recuperação. Ficamos muito felizes em proporcionar esse tipo de cuidado”, disse.
Localizado na Avenida Sérgio Henn, bairro Diamantino, o HRBA é referência em média e alta complexidade na região oeste do Pará. A unidade pertence ao Governo do Estado, é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso regulado.
Mais do que um momento fora da UTI, o passeio de dona Miraselma é um exemplo de como a humanização pode transformar o tratamento em um processo mais leve, afetivo e cheio de esperança.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.